Ergonomia LER e DORT

links patrocinados

Sobre Ergonomia LER e DORT

Ergonomia LER e DORT

Os profissionais que passam o expediente de trabalho todo fazendo o mesmo tipo de movimento sabem bem o risco que isso significa para a sua saúde. Os esforços repetitivos causam dor, enrijecimento dos dedos, por exemplo, e causam muito desconforto no final do dia, fazendo com que as horas de lazer sejam prejudicadas pelo incômodo. Os riscos relacionados à ergonomia física no trabalho vêm sendo muito tratados ultimamente na medicina e nas leis do trabalho.

O que é ergonomia?

O termo ergonomia é de origem grega, Ergon significa trabalho e Nomos faz referência às leis e normas. A ergonomia é a junção dessas duas coisas, regras no trabalho, isso relacionado à condição física em que os trabalhadores desempenham as suas atividades. Os problemas mais comuns são relacionados à postura do trabalhador quando executa as suas tarefas, ao manuseio das ferramentas e materiais de trabalho, à repetição dos movimentos e distúrbios nos músculos, por exemplo.

LER e DORT são consequências da uma má ergonomia

As síndromes mais comuns relacionadas ao trabalho são o LER e o DORT. Ambas se caracterizam pelo acontecimento de alguns sintomas, que podem aparecer juntos ou separados, depende da pessoa e de sua atividade. LER e DORT causam compressões dos nervos, sinovites e bursites, distúrbios de alguns músculos, tendões, articulações e ligamentos, por exemplo. Tudo isso relacionado ao tipo de exposição física do trabalhador em seu ambiente funcional.

Como prevenir através dos conceitos ergonomia o LER e o DORT no trabalho

Para as empresas, o ideal é a contratação de um profissional de medicina no trabalho para avaliar a estrutura da empresa e suas linhas de produção para ver o que está errado e o que pode ser feito para melhorar a condição da ergonomia no ambiente de trabalho. Fatores como idade dos trabalhadores, altura referente a maquina que vai operar, por exemplo, altura das mesas de escritório, forma das cadeiras e apoio de braço influenciam e muito na ergonomia, podendo ser a causa de LER e DORT nos funcionários. Com simples readequações os problemas de ergonomia, LER e DORT, podem ser prevenidos. E isso deve ser uma preocupação constante dos empresários, pois a produção e rendimento do trabalhador diminuem quando estão expostos de maneira incorreta ou sentindo dor.

O que o trabalhador pode fazer para prevenir e tratar LER E DORT

O trabalhador tem que manter sempre uma boa postura seja em qualquer função que exerça. Além disso, deve fazer o uso correto dos apoios de pés e braços, quando houver. Usar os EPI’s, Equipamentos de Proteção Individual, se necessário for à sua função, e o principal de todos os fatores, fazer as suas atividades com atenção. Isso ajuda muito na prevenção destes problemas e ajuda na qualidade de vida dos trabalhadores. É sempre melhor prevenir do que remediar, mas se as síndromes LER e DORT já estiverem presentes é preciso fazer o tratamento o quanto antes. O tratamento de LER e DORT baseia-se no uso de anti-inflamatórios entre outros medicamentos, na prática de exercícios físicos e fisioterapia e em casos mais graves é necessário fazer intervenção cirúrgica.

Fotos

Confira Fotos sobre Ergonomia LER e DORT:

Postura Ergonomia LER e DORT Exercícios Ergonomia LER e DORT Dores Ergonomia LER e DORT Como evitar

Pesquisar