Entenda por que as pessoas obesas podem ter uma piora no paladar

links patrocinados

Entenda por que as pessoas obesas podem ter uma piora no paladar

Há muitos e muitos anos, começou a se falar sobre uma relação entre o controle cerebral e a percepção de sabor, mas como todos sabem foi Aristóteles quem definiu os sabores como amargo, doce, salgado e ácido. Somente no século II d.C foi que um médico identificou os nervos que enervam a língua. Atualmente, existem cinco tipos básicos de receptores de sabor, localizados nas papilas linguais, órgãos sensoriais na cavidade oral.
Entenda por que as pessoas obesas podem ter uma piora no paladar.

Os sabores: amargo, doce, azedo, salgado e umami

Entenda por que as pessoas obesas podem ter uma piora no paladar Pessoas obesas

Sabor amargo é encontrado em alimentos como a rúcula e o jiló e também na cafeína. O sabor salgado é estimulado pelo sal. O receptor do sabor doce é estimulado por alimentos como adoçantes, açúcar e carboidratos. O sabor azedo ou ácido é estimulado pelo vinagre, pelas frutas cítricas e pelas soluções carbonadatas.

O sabor umami por sua vez, foi descrito pela primeira vez no ano de 1908 no Japão. Na tradução literária da palavra, umami significa delicioso e saboroso. Os receptores de sabor do umami são estimulados pelo queijo, pelo cogumelo seco, pelo leite materno, pelas algas e também pelas ostras.

Piora no paladar

Como se dá a sensação de sabor?

A sensação de sabor se dá pela recepção do alimento que ingerimos nas papilas gustativas. Os nervos da nossa língua acabam transmitindo o sinal do sabor até o cérebro. Assim, o tronco cerebral fica com a função de mastigação, salivação e também por lamber. Já no tálamo, registra-se a memória do sabor e o processamento do alimento. No córtex frontal e gustatório acontece a sensação de conforto pelos alimentos que ingerimos e ainda a decisão do que vamos ingerir.

Em suma, para definir o nosso paladar todos os sistemas sensoriais são importantes, incluindo o tato, para diferenciar as diferentes texturas, a propriocepção, o olfato que se sensibiliza pelos aromas dos alimentos, a visão, definindo a aparência e a cor dos alimentos, e a audição, ao ouvir o som produzido pela mastigação.

Entenda por que as pessoas obesas podem ter uma piora no paladar - saiba mais

Mas por que pessoas obesas sofrem uma piora no paladar?

Alguns estudiosos demonstraram que as pessoas obesas sofrem uma piora na sensibilidade do sabor e do paladar. Isso acontece porque as pessoas que costumam comer mais têm uma dificuldade maior para sentir o sabor dos alimentos, já que o cérebro acaba demorando mais para codificar a informação deles.

Entenda por que as pessoas obesas podem ter uma piora no paladar - saiba mais

Saiba mais

Esta perda de capacidade se sensibilidade do paladar e de sabor pode acontecer por inúmeras razões, estando entre elas uma dieta muito rica em gordura, principalmente durante a infância, que acaba incapacitando os receptores de sabor.

Além disso, deve-se levar em conta os pacientes que emagrecem após a realização de cirurgias bariátricas. Em suma, esses indivíduos mudam a preferência alimentar, já que acabam optando por alimentos menos calóricos. Isso acontece por causa de uma alteração nos receptores de sabor localizado no intestino e estômago, já que gera mudanças no paladar e ainda melhora a percepção do sabor.

Pesquisar
Artigos Relacionados