Entenda por que a corrida é a queridinha da vez entre os exercícios

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Entenda por que a corrida é a queridinha da vez entre os exercícios

A corrida está entre os exercícios e atividades físicas mais queridas dos indivíduos atualmente. Ao contrário do que acontecia na Grécia Antiga, quando a corrida era apenas praticada por um grupo restrito e de homens (não sendo permitido a participação de mulheres), a corrida hoje encontrou adesão em diversas camadas sociais, profissões e faixa etárias e atingiu o incrível número de 6 milhões de praticantes no Brasil. Isso aconteceu porque a corrida acaba proporcionando uma série de benefícios que acabam ultrapassando o plano físico.

Além de proporcionar a perda de peso, a corrida ajuda no combate de diversas doenças, como diabetes e hipertensão e ainda aumenta a sensação de bem-estar e a autoestima. Veja aqui os principais benefícios da corrida e entenda por que ela é a queridinha da vez entre os exercícios.

Emagrecendo e aumentando a força

Entenda por que a corrida é a queridinha da vez entre os exercícios Corrida

Um dos principais benefícios da corrida é que ela é um esporte democrático. Para começar a correr, não é preciso muito além de disposição e um bom tênis. Mas, apesar de permitir que qualquer pessoa corra, é preciso respeitar sempre as condições físicas.

Outro motivo que faz a corrida ser a grande queridinha da vez é o emagrecimento. Em apenas uma hora de corrida, é possível queimar até 600 calorias, levando é claro em consideração o preparo físico de cada indivíduo. Para atingir estes resultados, o ideal é correr no mínimo 30 minutos em frequência cardíaca máxima de 60 até 80%.

Exercícios

Confira mais

Para saber qual é a sua frequência cardíaca máxima siga a fórmula (220 – sua idade) X 0.8. E para saber qual é a sua frequência cardíaca mínima a fórmula (220 – sua idade) X 0.6.

Outro motivo que faz da corrida a queridinha da vez é o aumento da força. Por isso, se o seu objetivo é ter um bumbum durinho, comece a correr agora mesmo. A corrida acaba trabalhando toda a musculatura inferior, o que inclui os glúteos, as pernas e os músculos do abdômen.

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Melhorando o condicionamento físico

A melhora do condicionamento físico também é outro motivo que faz a corrida ser hoje a queridinha entre os exercícios. Depois de apenas duas semanas de treinamento na corrida, já é possível sentir muita diferença no condicionamento físico, o que acaba tornando atividades do dia a dia, como subir e descer escadas, mais fáceis.

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Controlando doenças

Outro motivo que faz a corrida ser um dos exercícios queridinhos da vez é o controle de doenças. A hipertensão, a diabetes, o colesterol alto e a asma são algumas delas que graças à melhora do condicionamento físico que a corrida proporciona para o atleta podem ter os sintomas amenizados.

O controle da diabetes por exemplo, gerado pela prática diária da corrida, pode muitas vezes dispensar o uso de remédios controlados. Isso porque a síndrome metabólica dessa doença está ligada de forma direta à gordura corporal e principalmente ao sedentarismo.

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