DTA – Departamento de Tecnologia de Alimentos UFV

links patrocinados

dta departamento de tecnologia de alimentos ufv

DTA – Departamento de Tecnologia de Alimentos UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) fica localizada na cidade de mesmo nome, no estado de Minas Gerais, tendo sido fundada no ano de 1922, e é considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior no Brasil, além de se destacar principalmente nas áreas das ciências exatas e agrárias. Atualmente, conta com cerca de mil docentes e quase quinze mil estudantes, incluindo graduação, pós, ensino médio e técnico.

Os cursos disponíveis são: Agronomia, Engenharia agrícola e ambiental, Engenharia florestal, Cooperativismo, Agronegócio, Zootecnia, Administração, Ciências contábeis, Ciências econômicas, Ciências sociais, Comunicação social – Jornalismo, Dança, Direito, Economia doméstica, Educação infantil, Geografia, História, Letras (Literatura, Inglês, Francês ou Espanhol), Pedagogia, Secretariado executivo trilíngue, Bioquímica, Ciências biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Educação física, Enfermagem, Medicina, Medicina veterinária, Nutrição, Arquitetura e urbanismo, Ciência da computação, Ciência e tecnologia de laticínios, Engenharia ambiental, Engenharia civil, Engenharia de agrimensura e cartográfica, Engenharia de alimentos, Engenharia de produção, Engenharia elétrica, Engenharia mecânica, Engenharia química, Física (licenciatura e bacharelado), Matemática (licenciatura e bacharelado), Química (licenciatura e bacharelado).

Tecnologia de Alimentos

Esse departamento é responsável por coordenar cursos da área, que na Universidade Federal de Viçosa incluem: o de Engenharia de Alimentos, o de Ciência e tecnologia de Laticínios, bem como o mestrado e doutorado do curso de laticínios. Em 2010, a avaliação dessas duas especializações obteve categoria de renome internacional, pois atingiu a nota seis (sendo que a nota máxima da CAPES é sete). O Departamento conta com cerca de trinta professores, sendo que faz parte da Universidade há quase quarenta anos.

A estrutura inclui mais de vinte laboratórios, sala de informática, espaço de análise e testes, além de contribuir para o aprendizado com aulas práticas. Outras funções são as atividades extras, como grupos de pesquisa e extensão, atendimento a comunidade. O Departamento já formou quase dois mil profissionais (incluindo engenheiros, doutores, mestres e bacharéis). Os laboratórios especiais incluem áreas específicas como de embalagem, química, física, análise de alimentos, instrumentação, microbiologia, culturas, processamento de carne ou de alimentos, entre muitos outros.

Algumas das pesquisas tem as seguintes áreas de atuação: toxicologia de alimentos, tecnologia de leite e derivados, fermentações, análise de alimentos, óleos e gorduras de alimentos, alimentos desidratados, comércio de industrializados e investimentos, tecnologia de pescados, biotecnologia, bioengenharia, corantes especiais, polímeros, etc. O Curso também conta com a empresa Alimentos Júnior, que tem como objetivo fortalecer o agricultor local, além de fornecer palestras informativas e cursos profissionalizantes para a comunidade, entre outros serviços.

Outras informações

Para entrar na Universidade Federal de Viçosa, é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio e possuir nota alta o suficiente de acordo com a média do ano. Outra opção é o sistema PASES, que se trata de uma prova a cada ano do ensino médio (vestibular dividido em três fases, portanto), além do ingresso através da transferência (é necessário ter uma vaga disponível na UFV, além do aluno passar em uma prova de aptidão de acordo com o nível ou ano em que ele está inserido na outra instituição).

Fotos

Confira Fotos do DTA – Departamento de Tecnologia de Alimentos UFV:

Universidade Federal de ViçosaUniversidade Federal de Viçosa
Departamento de Tecnologia de Alimentos Departamento de Tecnologia de Alimentos
Engenharia de Alimentos e Ciência e Tecnologia de Laticínios fazem parte do DTAEngenharia de Alimentos e Ciência e Tecnologia de Laticínios fazem parte do DTA

Pesquisar
Artigos Relacionados