Drenagem Linfática

links patrocinados

Drenagem Linfática

Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática nada mais é do que uma técnica de massagem que ajuda e melhora a circulação do sangue no corpo, através da linfa e fazendo com que ela se espalhe de forma uniforme. Os benefícios incluem não apenas um relaxamento muscular, mas também diminuição de celulite (quando aplicada em várias sessões freqüentes), bem como contribuições positivas para qualquer pessoa com problemas cardiovasculares em geral. Os profissionais que aplicam essa técnica podem ser formados nas seguintes áreas: massoterapia, enfermagem, biomedicina, fisioterapia, entre outras correlacionadas – é preciso ter algum tipo de curso ou especialização na drenagem também.

Outros possíveis resultados da drenagem inclui diminuição do inchaço da pele, prevenção de estrias e celulite, limpeza de toxinas, maior oxigenação de toda a pele. Existem formas manuais ou mecânicas para fazer a massagem linfática, sendo que existem casos específicos para cada uma delas (como um pós cirúrgico, remoção de edemas ou gordura localizada, bem como nódulos em uma região específica, entre outros). Não é preciso prescrição médica para fazer o tratamento, mas é necessário contratar o profissional adequado, sendo técnico ou não.

O tratamento é basicamente estético, embora existam consequências psicológicas positivas e alivio imediato de certas dores musculares em casos de drenagem bem aplicada. A única contra indicação é para pessoas que tem histórico de tumores ou trombose na família ou já passaram por isso em algum momento. Em qualquer outro caso, a drenagem está autorizada e é recomendada. Outros casos particulares incluem pessoas com pressão alta.

Mais informações

O histórico da técnica data ainda dos anos trinta, na França, quando um terapeuta começou a ultrapassar as barreiras e buscar a relação entre dores físicas e psicológicas, bem como o bem estar corporal e mental com diferentes reclamações musculares. A massagem deve ser suave, embora com uma pressão suficiente para fazer com que o sangue circule mais livremente e rapidamente, dando o aspecto desejado e saudável para a pele.

Os vasos linfáticos são o grande foco da drenagem, pois serão apertados até que estejam mais soltos e sem nódulos que com o tempo e a falta de atividade física ou mesmo tendência genética acabam surgindo. Os vasos linfáticos, durante o processo da massagem sofrem uma pressão e fazem com que toxinas que vão se acumulando no sangue e na água dentro do nosso corpo sejam finalmente eliminadas.

O tratamento da celulite é uma consequência, não devendo ser o foco na hora da massagem. Entretanto, é frequente ver propagandas de clínicas de estética divulgando justamente métodos milagrosos para diminuir ou eliminar completamente a celulite. Isso só ocorre após muitas sessões da drenagem, enquanto que nas primeiras a dor muscular (quando existente e primária) some já nessas sessões iniciais. O preço do tratamento varia de oitenta reais a trezentos reais por sessão, dependendo da região do Brasil, serviços inclusos e até mesmo o tipo de estabelecimento oferecendo. No caso de grávidas, a drenagem não é contra indicada, mas precisa ser feita com muita cautela para não induzir ao parto prematuro (principalmente quando acima dos seis meses de gestação ou gravidez de risco).

Fotos

Confira Fotos da Drenagem Linfática:

Drenagem linfáticaDrenagem linfática
A drenagem linfática é ótima para perder gordura localizadaA drenagem linfática é ótima para perder gordura localizada
Ela também é indicada para pós-operatórioEla também é indicada para pós-operatório

Pesquisar
Artigos Relacionados