Dores abdominais – problemas no apêndice e no pâncreas: causas e tratamentos

links patrocinados

Dores abdominais – problemas no apêndice e no pâncreas: causas e tratamentos

Quando o assunto em questão são as dores abdominais, muitas pessoas acabam associando-as apenas às dores que ocorrem na região do estômago. Mas, na verdade, a região do abdômen é compreendida entre toda a porção da virilha e o tórax e por isso, qualquer tipo de manifestação nessa faixa é considerada dor abdominal. O que acontece é que por termos uma quantidade alta de órgãos nessa área, fica muito difícil adivinhar e acertar o que realmente pode ser o causador desse tipo de desconforto.

Confira mais

Dores abdominais – problemas no apêndice e no pâncreas: causas e tratamentos Dores abdominais – problemas no apêndice e no pâncreas

Vale ressaltar que deve-se sempre ter em mente que a dor é apenas um sintoma, onde o papel principal é orientar é uma investigação para um diagnóstico correto e para prescrição de um tratamento adequado.
Conheça dois tipos de dores abdominais e saiba quais são os sintomas, os tratamentos e as maneiras de identificar o problema.

Dores abdominais – problemas no apêndice

Dores abdominais – Pâncreas

Quando a dor abdominal é sentida no meio do abdômen e é descrita como uma dor extremamente intensa em faixa, pode acabar indicando problemas no pâncreas. As dores só melhoram quando o indivíduo fica com os joelhos apoiados no chão e com a cabeça baixa, deixando dessa forma o quadril voltado para cima.

As dores abdominais causadas por problemas no pâncreas acontecem porque o pâncreas é uma glândula do sistema endócrino e digestivo, localizado entre o baço e o duodeno, atrás do estômago.

Uma das principais funções do pâncreas é realizar a digestão das gorduras que ingerimos com o uso do suco pancreático. Além disso, o pâncreas é o grande responsável pela produção dos hormônios glucagon e insulina, que por sua vez é a grande responsável pela redução das taxas de açúcar no sangue. O glucagon ao contrário, é o responsável pelo aumento dessas taxas.

Em suma, as dores abdominais causadas por problemas no pâncreas podem ser um sinal de que há uma inflamação no órgão ou ainda uma falha no funcionamento da secreção dessas enzimas. Na maioria dos casos, a dor abdominal vem acompanhada de inchaço no abdômen e de febre.

O tratamento mais indicado para tratar esse tipo de desconforto é feito com a utilização de analgésicos. Além disso, é necessário adotar uma dieta com baixa ingestão de gordura. Vale ressaltar que em casos mais graves, o mais indicado é optar pela cirurgia para remoção do tecido pancreático infeccionado ou morto.

Dores abdominais

Apêndice

Localizado na primeira parte do intestino grosso, região conhecida como ceco, o apêndice é uma espécie de tubo anexo e tem cerca de cinco centímetros de comprimento. Apesar disso, ainda não se sabe ao certo atualmente qual é a real função do apêndice em nosso organismo. Por isso, a dor abdominal causada pelo apêndice tem uma intensidade variável e genérica, acontecendo no quadrante direito inferior do abdômen. Vale ressaltar que dependendo da posição do órgão, a dor abdominal pode surgir nas costas ou ainda na região do umbigo.

Ao menor sinal de dores no apêndice, deve-se procurar imediatamente um médico especialista. Se a dor abdominal estiver sendo causada por um tumor ou qualquer inflamação grave, o indivíduo deverá ser submetido a uma cirurgia para remoção do apêndice.

Dores abdominais – problemas no apêndice e no pâncreas: causas e tratamentos - saiba mais

Mais informações

Quando surgirem dores abdominais, não demore para procurar a ajuda de um especialista. Vale ressaltar ainda que é muito importante não fazer uma auto medicação.

Pesquisar
Artigos Relacionados