Doenças mais comuns no inverno

links patrocinados

Doenças mais comuns no inverno

A estação mais fria do ano é também a época em que as pessoas costumam contrair doenças comuns, como a própria gripe, que deixa as pessoas de cama muitas vezes. Além dela, confira outras Doenças mais comuns no inverno.

Doença comum do frio: a gripe

A gripe é uma das Doenças mais comuns no inverno e que afeta várias pessoas. Seus principais sintomas são dor de cabeça, fadiga, dores por todo o corpo, como nos músculos, tosse e febre, por exemplo. Apesar de parecer ser uma enfermidade inofensiva, o vírus da gripe pode ser perigoso para os indivíduos mais vulneráveis, como pessoas doentes, idosos e crianças.

Doenças mais comuns no inverno Conheça as Doenças mais comuns no inverno

Dica para evitar esta, que é uma das Doenças mais comuns no inverno, é evitar locais muito fechados e deixar o ambiente ventilar, para não propagar o vírus. Procure ainda ficar em repouso, quando possível, e ainda nunca deixe de lavar as mãos. É essencial ainda sempre ter um frasco de álcool em gel para evitar a propagação da doença.

Confira as Doenças mais comuns no inverno

Doenças mais comuns no inverno: rinite alérgica

Outra enfermidade que se intensifica por causa dos locais fechados é a rinite alérgica, que fica ainda pior com o acúmulo de poeira e cheiros muito fortes. Sendo uma das Doenças mais comuns no inverno, a mesma não pode ser transmitida para outras pessoas, por ser uma enfermidade crônica, mas que pode ser mais incomoda com o frio.

Entre os principais sintomas estão o os espirros, irritação e coceira no nariz e a coriza, por causa da defesa do corpo contra esses agentes. Nas crianças, há a possibilidade de quadros de irritabilidade nas escolas, por causa das salas de aulas fechadas e da presença do pó de giz. Assim, também está entre as Doenças mais comuns no inverno.

Doenças do inverno

Inflamação nos ouvidos: otite

A otite também está entre as Doenças mais comuns no inverno, sendo que este é o nome dado para uma infecção no ouvido que pode atingir a parte de dentro ou de fora do órgão. Ela pode acontecer de repente e possui diversas manifestações, das mais leves às malignas e crônicas. Com o sistema imunológico afetado por causa da estação e de outros fatores, essa inflamações são mais recorrentes, afetando principalmente as crianças.

Doenças mais comuns no inverno - saiba mais

Doenças mais comuns no inverno: pneumonia

A pneumonia também costuma afetar mais as pessoas como uma das Doenças mais comuns no inverno. Por causa da diminuição do consumo de água nessa estação, o corpo acaba ficando mais desprotegido e pode até chegar a contrair o vírus que causa a doença. Apesar de esse ser o agente infeccioso mais comum, a pneumonia também pode ser conseguir por causa de bactérias ou fungos.

Esses agentes microscópicos costumam infeccionar os pulmões, órgão do corpo humano responsável pela respiração. Sendo uma das Doenças mais comuns no inverno, ela não é facilmente transmitida, mas pode até mesmo ser fatal quando não tratada da forma correta. O fumo e o álcool são fatores que costumam deixar os pulmões ainda mais suscetíveis a contrair os agentes de infecção.

Pesquisar
Artigos Relacionados