Doenças já erradicadas no Brasil

links patrocinados

Doenças já erradicadas no Brasil

Somente duas enfermidades conseguiram ser extinguidas em território nacional por causa da vacinação. Confira quais são as doenças já erradicadas no Brasil.

1 – Poliomielite

Doenças já erradicadas no Brasil Conheça as doenças já erradicadas no Brasil

Mais conhecida como paralisia infantil, uma das doenças já erradicadas no Brasil é a poliomielite, na qual o país conseguiu esse feito por causa das efetivas campanhas de vacinação, aquela da gotinha. O último diagnóstico médico feito da doença ocorreu no começo da década de 90, um marco importante para a saúde nacional.

A poliomielite é uma doença infecciosa causada por uma espécie de vírus que cega ao cérebro e começa a ataca a parte do sistema nervoso, prejudicando o movimento de alguns membros. Essa paralisia, que é uma das doenças já erradicadas no Brasil, prejudica braços e pernas, além dos músculos do sistema digestório e da respiração.

O contágio ocorre por meio da propagação do vírus por meio da saliva e das fezes, sendo que os sintomas começam a aparecer em até um mês. Como uma das doenças já erradicadas no Brasil, tudo começa com fraqueza e cansaço, evoluindo para a paralização de algumas partes do corpo.

Confira as doenças já erradicadas no Brasil

Doenças já erradicadas no Brasil: a poliomielite em outros países

Apesar de a paralisia infantil estar entre as doenças já erradicadas no Brasil, alguns países ainda registram ocorrência da mesma, como é o caso da Nigéria, Paquistão e Afeganistão, que impedem que o mundo tenha 100% de aproveitamento com a vacina contra a poliomielite. Por causa do alto contágio, quando o vírus não é combatido ele se espalha e a sua eliminação só pode ser feita a partir de campanhas de vacinação que sejam acessíveis em toda a população.

Saiba as doenças já erradicadas no Brasil

2 – Varíola

Conhecido por ter um dos vírus de maior diâmetro que já infectaram os homens, uma das doenças já erradicadas no Brasil é a varíola, que já infectou e matou milhares de pessoas no século passado. Mas não é só em nosso país que a enfermidade foi exterminada, mas em todo o mundo já não se registram mais casos de varíola desde a década de 70.

Foi na Somália que houve registro da última pessoa dada como contagiada. Os sintomas da varíola são agressivos, causando delírios, vômitos, dores pelo corpo, sangramentos, febre e erupções que saem por toda a pele. Entre as doenças já erradicadas no Brasil, ainda não há total certeza de que a mesma nunca mais pode voltar.

Doenças já erradicadas no Brasil - saiba mais

Doenças já erradicadas no Brasil: incubação do vírus

Existem dois laboratórios no mundo que ainda guardam o temido vírus da varíola, sendo que alguns profissionais se recusam a destruir as amostras por causa de sua importância para a ciência. Como uma das doenças já erradicadas no Brasil e no mundo, ainda há o risco de que um erro de manuseamento do vírus inativo possa acabar infectando alguém.

Da mesma forma, alguns também acusam que isso pode acarretar a presença do vírus em armas biológicas, que podem ser disseminados em guerras por meio de sprays, por exemplo. Os dois países que possuem as amostrar são os Estados Unidos e a Rússia, ainda mais preocupante.

Pesquisar
Artigos Relacionados