Doença – Osteoporose

links patrocinados

Osteoporose

No sentido da palavra, osteoporose significa osso poroso, que nada mais é do que uma descalcificação progressiva dos ossos que faz com que eles se tornem frágeis. Quanto mais frágil for o osso, maior é o risco de fraturas.

Em resumo, a osteoporose acontece porque a absorção de células velhas aumenta, enquanto a de novas diminui. O resultado disso é que os ossos perdem a resistência e até mesmo pequenos impactos podem causar fraturas.

Vale ressaltar que em geral a osteoporose ocorre em maior número nas mulheres, principalmente depois da menopausa, isso porque a quadra de estrógeno cai bruscamente depois da menopausa. Mas isso não significa que os homens estão livres desta doença, que se torna muito comum com o envelhecimento.

Entre as principais causas da menopausa estão a idade avançada, a baixa ingestão de cálcio, histórico familiar com indivíduos com osteoporose, a menopausa, pouca atividade física, pouca exposição ao sol, diabetes, consumo de álcool e café elevado, além de ocorrer com maior frequência em asiáticos e na raça branca, diabéticos, em indivíduos com estereótipo magro, com doenças crônicas e fumantes.

Mitos e Verdades sobre a Osteoporose

Osteoporose Osteoporose - o que é

Uma boa dica para prevenir a osteoporose é ingerir pelo menos 1.200 mg ao dia (considerado valor mínimo), de cálcio para manter os ossos sempre saudáveis e fortes. Se você não gosta de leite, você ainda pode recorrer aos derivados, como o queijo.

Vale ressaltar, que apesar de não ter cura, o tratamento de Osteoporose deve ser feito por especialistas, evitando assim complicações do quadro e reduzindo ao máximo o risco de fraturas.

Quem tem Osteoporose deve praticar exercícios físicos que tenham impacto mínimo, como por exemplo a caminhada.

A Osteoporose não é hereditário, ao contrário do que se pensa. Indivíduos com histórico familiar de osteoporose devem redobrar os cuidados na prevenção da doença.

Osteoporose - tratamento

Sintomas da Osteoporose

Vale ressaltar que a osteoporose é uma doença silenciosa. O primeiro sintoma só é percebido quando a doença já está em fase avançada e casa uma fratura espontânea de um osso, fazendo com que o paciente tenha dor e não suporte nenhum esforço físico.

O diagnóstico é feito através de um exame rápido e indolor, conhecido como densitometria óssea. Com ele, é possível medir a densidade mineral do osso.

Osteoporose - causas

Tratamento contra a Osteoporose

Apesar de não ter cura, o tratamento da osteoporose deve ser feito por especialistas. Cada médico deverá avaliar a situação de cada indivíduo e indicar o melhor tratamento.

Evitar o tabagismo, praticar regularmente exercícios físicos, evitar o excesso de álcool e de café, aumentar o consumo de vitamina D e de cálcio são alguns dos tratamentos recomendados de osteoporose. Caso ache necessário, o médico poderá indicar o uso de medicamentos.

Osteoporose - cura

Vale ainda as dicas

Ingerir todos os dias pelo menos 1.200 mg de alimentos ricos em cálcio. Se preferir invista em suplementos com vitamina D e cálcio.

Além da caminhada, a natação, andar de bicicleta e correr, são exercícios fundamentais que o ajudarão a prevenir a osteoporose e ainda ajudarão a manter o tônus muscular.

Pesquisar
Artigos Relacionados