Distúrbios do Sono
Distúrbios do Sono
Há vários fatores que podem acabar com o seu sossego e com sua noite de sono. Porém, quando alguns deles são persistentes e causam muitos problemas físicos e sociais, pode-se dizer que a pessoa sofre com algum distúrbio do sono.
A medicina do sono
A medicina do sono é uma especialidade médica cada vez mais necessária e reconhecida no mundo. Aplicada no estudo dos distúrbios que ocorrem no momento do sono, busca constantemente respostas que possam gerar mais bem-estar para as pessoas na hora de dormir.
Tipos de distúrbios do sono
Vários problemas podem impedir que uma pessoa (e seu companheiro) tenha uma noite de sono plena. O ronco, por exemplo, acomete 30% dos brasileiros adultos e pode ser sintoma de uma doença mais grave, a apneia do sono. Além disso, o relacionamento da pessoa que ronca pode se deteriorar – o ronco afeta também àqueles que convivem com pessoas que roncam e podem gerar a estes outros problemas relacionados às noites mal dormidas.
Entre os que roncam, um terço já desenvolveram a apneia do sono – doença que é caracterizada como parada da respiração durante o sono. Estas paradas são momentâneas e são causadas por interrupções transitórias de ar, mas ao longo do tempo podem ocasionar problemas cardíacos e possibilitar um AVC – Acidente Vascular Cerebral, por exemplo.
Já a insônia talvez seja o maior motivo de reclamações entre pessoas com distúrbios do sono. A insônia é caracterizada pela dificuldade em iniciar ou de manter o sono, o que prejudica o bom funcionamento da mente e do corpo no dia seguinte. Estima-se que em média 40% dos brasileiros já sofreram de insônia nos últimos doze meses. As causas são bem variadas e podem estar associadas a outras doenças (tabagismo, síndrome das pernas inquietas, depressão, ciclos irregulares de sono, etc.).
O bruxismo – distúrbio do sono caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, de forma involuntária e intensamente forte sobre a musculatura mastigatória – é outro distúrbio do sono bem comum e que pode causar rachadura nos dentes, enxaqueca crônica, dores na face, etc.
Há muitos outros distúrbios do sono: síndrome do atraso ou avanço das fases do sono, síndrome jet-lag, sonambulismo, enurese noturna, etc. Eles podem ou não estar associados. O importante é que se relate a um especialista a experiência e os sintomas do sono para que se busque um tratamento eficaz.
Sintomas dos distúrbios do sono
Os sintomas variam para cada pessoa e para cada distúrbio do sono. Talvez o sintoma mais aparente e comum em todas estas doenças é o cansaço e o desconforto que se segue durante todo o dia seguinte à noite mal dormida. Dores musculares, falta de desejo sexual, dores de cabeça, câimbras e taquicardia são outros indicativos dos distúrbios do sono.
Tratamento
O tratamento é bastante variado, conforme os hábitos das pessoas, tipo de distúrbio do sono, hábitos de saúde, hábitos alimentares, idade, sexo, etc. Contudo, é importante dizer que o tratamentos dos distúrbios do sono é multidisciplinar: a neurologia, a psiquiatria, a pneumologia e otorrinolaringologia, por exemplo, são ciências que buscam respostas para estas doenças. A pessoa deve procurar um médico quando os problemas relacionados ao sono estiverem interferindo em sua qualidade de vida.