Distúrbios do Sono

links patrocinados

Distúrbios do Sono

Distúrbios do Sono

Há vários fatores que podem acabar com o seu sossego e com sua noite de sono. Porém, quando alguns deles são persistentes e causam muitos problemas físicos e sociais, pode-se dizer que a pessoa sofre com algum distúrbio do sono.

A medicina do sono

A medicina do sono é uma especialidade médica cada vez mais necessária e reconhecida no mundo. Aplicada no estudo dos distúrbios que ocorrem no momento do sono, busca constantemente respostas que possam gerar mais bem-estar para as pessoas na hora de dormir.

Tipos de distúrbios do sono

Tratamentos Disturbios do sono

Vários problemas podem impedir que uma pessoa (e seu companheiro) tenha uma noite de sono plena. O ronco, por exemplo, acomete 30% dos brasileiros adultos e pode ser sintoma de uma doença mais grave, a apneia do sono. Além disso, o relacionamento da pessoa que ronca pode se deteriorar – o ronco afeta também àqueles que convivem com pessoas que roncam e podem gerar a estes outros problemas relacionados às noites mal dormidas.

Entre os que roncam, um terço já desenvolveram a apneia do sono – doença que é caracterizada como parada da respiração durante o sono. Estas paradas são momentâneas e são causadas por interrupções transitórias de ar, mas ao longo do tempo podem ocasionar problemas cardíacos e possibilitar um AVC – Acidente Vascular Cerebral, por exemplo.

Tipos de Disturbios do sono

Já a insônia talvez seja o maior motivo de reclamações entre pessoas com distúrbios do sono. A insônia é caracterizada pela dificuldade em iniciar ou de manter o sono, o que prejudica o bom funcionamento da mente e do corpo no dia seguinte. Estima-se que em média 40% dos brasileiros já sofreram de insônia nos últimos doze meses. As causas são bem variadas e podem estar associadas a outras doenças (tabagismo, síndrome das pernas inquietas, depressão, ciclos irregulares de sono, etc.).

O bruxismo – distúrbio do sono caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, de forma involuntária e intensamente forte sobre a musculatura mastigatória – é outro distúrbio do sono bem comum e que pode causar rachadura nos dentes, enxaqueca crônica, dores na face, etc.

Há muitos outros distúrbios do sono: síndrome do atraso ou avanço das fases do sono, síndrome jet-lag, sonambulismo, enurese noturna, etc. Eles podem ou não estar associados. O importante é que se relate a um especialista a experiência e os sintomas do sono para que se busque um tratamento eficaz.

Sintomas dos distúrbios do sono

Medicina do sono

Os sintomas variam para cada pessoa e para cada distúrbio do sono. Talvez o sintoma mais aparente e comum em todas estas doenças é o cansaço e o desconforto que se segue durante todo o dia seguinte à noite mal dormida. Dores musculares, falta de desejo sexual, dores de cabeça, câimbras e taquicardia são outros indicativos dos distúrbios do sono.

Tratamento

O tratamento é bastante variado, conforme os hábitos das pessoas, tipo de distúrbio do sono, hábitos de saúde, hábitos alimentares, idade, sexo, etc. Contudo, é importante dizer que o tratamentos dos distúrbios do sono é multidisciplinar: a neurologia, a psiquiatria, a pneumologia e otorrinolaringologia, por exemplo, são ciências que buscam respostas para estas doenças. A pessoa deve procurar um médico quando os problemas relacionados ao sono estiverem interferindo em sua qualidade de vida.

Especialista em Disturbios do sono Doencas do sono

Pesquisar
Artigos Relacionados