Dieta vegetariana

links patrocinados

Dieta vegetariana

Dieta vegetariana

Uma dieta vegetariana exclui do cardápio qualquer tipo de carne (boi, porco, carneiro, peixe, frango e frutos do mar), além dos alimentos derivados desses animais, como leite, ovos, entre outros.

Entretanto, alguns tipos de dietas vegetarianas menos estritas permitem o consumo dos alimentos derivados de animais. Ou seja, a comida vegetariana consiste, basicamente, do consumo de frutas, verduras e legumes.

Nutrição vegetariana

As pessoas que optam por comer comida vegetariana devem tomar bastante cuidado com a sua saúde. Quer queiram quer não, as carnes, os ovos e o leite possuem vitaminas e nutrientes importantíssimos para a nossa saúde e que deveriam ser ingeridos diariamente. Entretanto, para os vegetarianos, é possível contornar essa situação. Além disso, a comida vegetariana possuiu um excedente de outros nutrientes que também são importantes para o nosso desenvolvimento.

Componentes dieta vegetariana

A dieta vegetariana é bastante rica em antioxidantes (como as vitaminas C e E), folato, potássio, magnésio, fibras dietéticas, carboidratos e fitoquímicos. Além disso, os adeptos da comida vegetariana possuem baixa ingestão de colesterol e gordura saturada, o que é ótimo para o nosso organismo.

Mas por outro lado, a comida vegetariana apresenta o baixo consumo de outros tipos de substâncias essenciais para o corpo, como, por exemplo, zinco, ferro, iodo, selênio, cálcio, vitamina D e vitamina B12. Alguns vegetarianos recomendam suplementação alimentar dessas substâncias durante a dieta, com a ingestão de capsulas com as substâncias. Para que não haja nenhum problema com relação à comida vegetariana, é importante realizar exames de sangue periodicamente, que podem acusar a falta de uma pode indicar a melhor dieta de comida vegetariana.

Opiniões sobre comida vegetariana

De acordo com a Associação norte-americana de Nutrição, se a comida vegetariana for planejada adequadamente podem ser bastante saudáveis para o ser humano, além de prevenir algumas doenças.

Já a Sociedade Alemã de Nutrição é um pouco mais conservadora com relação à comida vegetariana. Segundo eles, apenas a dieta ovolactovegetariana (aquela no qual apenas o consumo de carne é restrito, e os seus derivados são permitidos) pode ser apropriada para as pessoas, mas para as crianças um cuidado maior com relação a isso deve ser tomado. Eles consideram que a dieta vegetariana estrita (aquela que não se pode comer carne e nenhum outro alimento derivado de animal) não é recomendada para nenhuma faixa-etária, já que podem ocorrer riscos de falta de ingestão de alguns nutrientes. Para bebês, crianças e adolescentes esse tipo de comida vegetariana estrita não é recomendável.

Estudos de uma professora norte-americana demonstravam que a comida vegetariana estrita era prejudicial para crianças. Posteriormente, ficou comprovado que essa pesquisa foi financiada pelos criadores de gado norte-americanos e o estudo estava manipulado.

Por fim, a Associação Dietética Americana confirmou que, desde que bem planejados, a comida vegetariana é apropriada para qualquer pessoa, inclusive durante a gravidez e lactação nas mulheres, infância e adolescência. Além disso, adeptos da comida vegetariana apresentam menores índices de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, cancros do cólon e da próstata e hipertensão.

Fotos

Confira Fotos da Dieta vegetariana:

Dieta vegetarianaDieta vegetariana
Alguns pratos vegetarianosAlguns pratos vegetarianos
A dieta vegetariana é rica em vitaminasA dieta vegetariana é rica em vitaminas

Pesquisar
Artigos Relacionados