Dieta Paleo: Como fazer

links patrocinados

A dieta Paleo é baseada na dieta que era praticada no período paleolítico da história, onde os nossos ancestrais se alimentavam principalmente de alimentos que provinham da caça, por este motivo, eles só se alimentavam basicamente de carne, este tipo de alimentação era comum há mais de 15 mil anos atrás.

Dieta Paleo: Como fazer

Dieta Paleo

Tudo começou quando o biólogo e ex atleta americano, Mark Sisson, começou a difundir que o estilo de vida das pessoas teria de mudar e seguir os exemplos do que era feito na época dos homens das cavernas, portanto se alimentar principalmente de carne e também realizar jejuns por períodos prolongados, isto segundo Mark levaria as pessoas a manterem uma vida mais saudável e com hábitos naturalistas.

Como funciona a Dieta Paleo

Sendo assim todos começaram a comentar a respeito da dieta paleolítica, que promete que as pessoas que a praticarem, irão perder peso e além disso, terão uma vida mais saudável tudo isso eliminando da dieta também os carboidratos, como pães e massas em geral, vejamos então como fica o cardápio dos adeptos dessa dieta.

Pirâmide Dieta Paleo

Quem opta por fazer a dieta paleo deve se alimentar somente de peixes em geral, frango, carne, além disso a pessoa pode também incluir fígado e coração em suas refeições, caso goste, além de ovos, verduras, azeite de oliva, frutas, óleo de coco, além de ingerir manteiga ao invés de margarina.

As pessoas devem se manter longe dos grãos como milho, soja e seus derivados e também trigo e seus derivados, refrigerantes, açúcares, cervejas e demais bebidas industrializadas que tenham açúcar em sua composição, óleos industrializados, laticínios, biscoitos, salgadinhos, pães, legumes, óleos vegetais e evitar também o consumo de feijão.

O conceito da dieta se baseia no fato de que há milhares de anos atrás, nossos ancestrais programaram nosso corpo, assim como o deles, para se alimentar principalmente com carne provinda de animais e utilizando gordura animal, considerada de qualidade, para que o corpo tenha energia.

Nossa alimentação atual é rica em consumo de carboidratos, com isso o nosso corpo utiliza esses alimentos como fonte de energia para si, no entanto de consumimos mais do que o corpo realmente precisa, tudo que não é utilizado fica em nossas células em forma de gordura, com isso podemos ter problemas de aumento de peso e também problemas que podem ser ocasionados pelo excesso de açúcar no sangue, como a diabetes.

Como funciona Dieta Paleo

Conceito da Dieta Paleo

Com isso a dieta paleo ganha destaque já que esta se baseia no principal conceito de Mark Sisson, que declara que nossos ancestrais tinham bem mais força do que nós temos hoje, apresentavam melhor forma física e tinham também a saúde melhor do que a nossa.

Por meio dessa afirmação do criador da dieta veio o questionamento de porque não podemos, mesmo que nos dias atuais, seguir a alimentação que era seguida pelos homens há mais de 15 mil anos atrás e com isso ter uma vida mais saudável, assim a dieta se tornou uma das queridinhas de todos que desejam emagrecer.

Porém assim como toda dieta, a paleo também tem seus prós e contras, então é importante que você, antes de iniciar sua dieta, tire todas as suas dúvidas com um nutricionista ou profissional competente para entender quais são os reais benefícios que esta dieta pode trazer para sua saúde.

Dieta Paleolítica

Pesquisar
Artigos Relacionados