Mesmo com tantas opções de dietas existentes atualmente, existem as pessoas que ainda preferem se basear em regimes já conhecidos e que tem maior aceitação das pessoas, portanto a dieta de pontos, ainda é uma opção bastante utilizada pelas pessoas que desejam emagrecer, talvez seja pelo fato de que fazendo esta dieta você é quem faz o seu próprio cardápio.
Assim algo bastante atrativo na dieta dos pontos é mesmo o fato de você poder controlar o seu cardápio diário, a única imposição que esta dieta traz é que os alimentos consumidos não devem ter gorduras trans.
Como funciona a Dieta dos pontos
A dieta dos pontos se modernizou e por este fato agora ela sugere que a pessoa que a está seguindo procure substituir alimentos como pães e massas por sua versão integral, além disso o fato de esta excluir alimentos dotados de gorduras trans també, deve ser visto com bons olhos, já que são estas gorduras que se acumulam em regiões indesejadas, principalmente no abdômen.
A substituição de alimentos refinados por versões integrais se deve ao fato de que este tipo de alimento é rico em fibras, que além de auxiliar na digestão, este oferece uma maior sensação de saciedade, portanto a pessoa come menos e permanece mais tempo sem fome, com isso o controle dos pontos fica mais fácil ainda.
Então se você se interessou e deseja realizar sua dieta, se baseando na dieta de pontos, é importante saber que nesta dieta a contagem é feita por meio de pontos e não de calorias, como as demais existentes atualmente, com isso você se mantém com liberdade para consumir tudo o que gosta sem ter um cardápio pré estipulado.
Basta que você tenha em mente seus objetivos bem traçados, assim caso você deseje perder 4 quilos em um mês, você deverá fazer o consumo de 320 pontos, que equivalem a quase 1.200 calorias diariamente, para que você não perca as contas ou se embaralhe, o melhor é manter sempre próxima a você a tabela que contém o número de pontos de cada alimento.
Dica da Dieta dos pontos
A dica é que você deve reservar metade ou pouco mais que a metade do permitido diariamente, isto se refere a 50% ou 60% para consumir os carboidratos como massas, pães e cereais integrais preferencialmente, além de frutas, verduras e legumes, para as proteínas você deve reservar de 10% a 15% do total permitido, lembrando que estes alimentos não podem ultrapassar 50 pontos, já para as gorduras o limite deve ser de até 96 pontos, vale ressaltar que você deve se manter atento as gorduras já embutidas em outros alimentos.
Para que você consiga resultados positivos e também se mantenha na dieta, o importante é que você mantenha um controle diário, a somatória de pontos deve sempre ser feita depois do almoço e antes do jantar, dessa maneira você soma todos os pontos dos alimentos que já comeu e sabe a quantidade de pontos que ainda faltam ser consumidas para atingir o limite do dia.
Nas principais refeições você deve fazer o desconto de 15 pontos para compensar o tempero que foi utilizado no preparo da mesma, se você deseja consumir um alimento frito, então você deve multiplicar os pontos dispostos na tabela por três e por 4 se este for à milanesa ou empanado.
Seguindo todos estes passos você certamente irá conseguir alcançar todos os seus objetivos, a dieta dos pontos é uma das dietas mais antigas que existem e por oferecer resultados para quem a pratica da maneira correta, ela já existe há mais de trinta anos.