Dieta do Carboidrato

links patrocinados

Dieta do Carboidrato

Dieta do Carboidrato

A Dieta do Carboidrato caiu no gosto das brasileiras, pois promete a perda efetiva de peso logo após o seu início. Há diversas teorias e técnicas que se baseiam na priorização dos carboidratos na alimentação, mas a dieta dos carboidratos elimina certos grupos de alimentos, o que causa polêmica entre nutricionistas e médicos de todo o mundo.

Conheça a dieta do carboidrato

A dieta foi criada pelo Dr. Robert Atkins nos anos 1960 e até hoje é sinônimo de sucesso e polêmica. Ela é bem simples de ser compreendida e mantida: o carboidrato é a principal fonte de energia para nosso corpo. Assim, diminuir seu consumo, faz com que o organismo busque energia em outras fontes de alimentos ingeridos, principalmente em proteínas e as gorduras. A dieta propõe uma restrição no consumo de carboidratos para proporcionar a perda de peso.

Como fazer a Dieta do carboidrato

A dieta do carboidrato deve ser feita em fases e por curtos períodos de tempo.

  • A primeira fase é a mais restritiva e é conhecida como fase da Indução: não são ingeridos os carboidratos ou pode-se no máximo ingerir 20 gramas diárias. Queijos e todos os tipos de carne são liberados, além de outros alimentos ricos em gosduras e proteínas. A intenção é perder de 3 a 4 quilos por semana.
  • Na segunda fase, é possível adicionar alguns carboidratos na dieta, mas de forma mínima para que ainda se perca peso.
  • Na fase de pré-manutenção, os carboidratos podem ser ingeridos até que se verifique que ainda haja perda de peso.
  • Na última fase, ou período de manutenção, uma grande variedade de alimentos é permitida, limitando ainda a quantidade de carboidratos ingeridos. O retorno às fases anteriores deve ser realizado sempre que necessário.

Quem pode fazer a dieta do carboidrato

Alimentos para Dieta do carboidrato

A dieta não é indicada para hipertensos e pessoas com problemas nos rins, por causa da grande quantidade de gordura. Pessoas que possuem dificuldade de digestão e problemas intestinais podem ficar constipadas por causa do teor de gordura no sangue.

O que consumir

Os carboidratos devem ser eliminados nas primeiras fases e limitados nas últimas fases da dieta dos carboidratos. Os doces devem ser excluídos.

Maneiras de fazer dieta

Estes são alguns dos alimentos permitidos na dieta dos carboidratos: Abobrinha verde, Agrião, Alface; Aspargos, Atum; Aves, Azeite, Bacalhau, Bacon, Camarão, Carnes, Cebola, Cenoura, Chuchu, Couve, Couve-flor, Espinafre, Frango, Linguiça, Manteiga, Margarina, Omelete, Ostra, Ovos, Peixe, Presunto, Queijos, Repolho, Sal, Salada verde, Salaminho, Salsa; Comida japonesa (sem macarrão), Sopa de legumes, Tomate e Vagem. Bebidas como chá verde, outros chás, café amargo e água tônica são permitidas.

O que não é permitido comer da dieta do carboidrato: Abóbora laranja, Todos os tipos de açúcares e adoçantes, Almôndegas, Amendoim, Todos os amidos, Arroz, Todos os tipos de balas e doces, Banana, Batata, Beterraba, Todos os biscoitos e bolachas, Todos os tipos de bolos, Todos os carboidratos, Catchup, Cereais, Farinha, Feijão, Geleia; Macarrão, Pães, Mel, Mortadela, Salsicha, Suco de frutas prontos, uva, castanha, coco, etc. Não são permitidas as bebidas alcoólicas, leite, iogurte, refrigerantes, etc.

Polêmica

Ao iniciar uma dieta, é necessário buscar orientações médica. Muitos especialistas não aprovam a dieta do carboidrato, pois muitos alimentos da pirâmide alimentar ficam de fora ou são pouco consumidos. Outros defendem a dieta: as proteínas na dieta do carboidrato são a principal fonte de nutrientes e têm um impacto maior nos músculos, o que ocasiona na perda de peso. É importante ressaltar que a dieta de carboidrato é uma solução de curto prazo e pode ser substituída após algumas semanas por outra que ajude a manter o peso com uma variedade maior de alimentos.

Carboidratos nos alimentos. Tipos de dietas

GD Star Rating
loading...
Dieta do Carboidrato, Nota: 4.7 de 5 com 23 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados