Dieta DASH: Cardápio e Benefícios

Dieta DASH: Cardápio e Benefícios

O significado da Dieta DASH é Abordagens dietéticas para parar a hipertensão, surgiu através de um estudo realizado por universidades americanas, que tinham como objetivo avaliar o efeito da dieta sobre a pressão arterial.

Como resultado, o estudo mostrou que a pressão arterial foi reduzida através de um plano alimentar com baixo teor de gordura saturada e total, com o consumo maior de verduras, legumes e frutas, além de produtos com baixo teor de gordura e baixo consumo de produtos lácteos.Dieta DASH também inclui o consumo de peixes, grãos integrais e aves. Produtos industrializados, bebidas açucaradas, carnes vermelhas, doces e álcool devem ser evitados durante a dieta.

De acordo com a Dieta DASH os carboidratos representam 55% da alimentação, as proteínas 18% e a gordura total 27%, sendo até 150 miligramas de colesterol e 6% de gordura saturada. Vale ressaltar que deverão ser consumidas 30 gramas de fibras diariamente.

Dieta DASH: Benefícios

Dieta DASH: Cardápio e Benefícios Dieta DASH: Cardápio

Dieta DASH incentiva o consumo de alimentos ricos em minerais e vitaminas, legumes, verduras e frutas, que são substâncias importantíssimas para o organismo humano. Pacientes hipertensos que resolveram associar a dieta ao estilo de vida conseguiram uma redução da morbimortalidade de doenças cardiovasculares. Estudos indicam também que a Dieta DASH ajuda a diminuir os riscos de osteoporose e a reduzir a ocorrência de neoplasias.

Vale ressaltar que o objetivo principal da dieta DASH é a redução da pressão arterial, e não o emagrecimento como nas demais dietas. Mas, adequando uma quantidade de calorias à sua dieta, é possível sim perder peso, isso claro, combinado com a prática regular de exercícios físicos e com a redução de ingestão de bebidas alcoólicas e sal.

Dieta DASH:  Benefícios

Dieta DASH: Cardápio – O que comer e o que evitar

Seguem algumas dicas de cardápio da Dieta DASH:

Substitua os alimentos por integrais, como cereais, trigo integral, pães e massas integrais.
Evite o consumo de doces e principalmente de bebidas com açúcar.
Consuma de oito a dez porções por dia de hortaliças e de frutas. Lembrando que uma porção equivale a uma concha média.

Evite a adição de sal em alimentos. Evite também consumir produtos industrializados, como caldos prontos e molhos. Uma dica é substituir estes alimentos por produtos naturais.

Reduza a ingestão de gorduras. Uma boa dica é começar a utilizar vegetais saturados, como soja, canola, azeite e milho e margarinas e manteigas light.

Dieta DASH

Confira mais

Opte por alimentos que tenham em sua composição baixa taxa de colesterol, gordura saturada e de gordura total, como peixes, aves e carnes magras. Lembrando-se sempre de consumi-las em pequenas quantidades.

Coma de quatro a cinco porções por semana de oleaginosas, como castanhas. Vale ressaltar, que uma porção equivale a 1/3 de xicara ou 4 gramas de castanhas, de ½ xicara de ervilhas secas e cozidas ou ½ xicara de feijões, 14 gramas de sementes ou duas colheres de sopa de sementes.

Confira Dieta DASH: Cardápio e Benefícios

Mais informações sobre a Dieta DASH

Lembre-se, antes de começar qualquer dieta procure a ajuda de um nutricionista. Ele poderá auxiliá-lo sobre qual a melhor dieta para você.

GD Star Rating
loading...
Dieta DASH: Cardápio e Benefícios, Nota: 5.0 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados