Dieta contra o colesterol

links patrocinados

Dieta contra o colesterol

Se você não segue uma dieta equilibrada na sua rotina, nem que você siga todos os horários e as doses dos remédios contra o colesterol ruim, você nunca conseguirá fazer com que ele se mantenha sob controle. Em contrapartida, as pessoas que montam um prato saudável conseguem se manter por muito tempo longe do uso de medicamentos.
Confira aqui alguns alimentos que podem ser incluídos na sua dieta contra o colesterol, e vença o colesterol alto sem ter que abrir mão de comer sempre bem.

Dieta contra o colesterol – investindo no consumo de oleaginosas

Dieta contra o colesterol Conheça a Dieta contra o colesterol

Avelãs, pistache, nozes, amendoim e castanhas são alimentos que possuem um valor nutricional alto, além de concentrarem doses altas de gorduras insaturadas, que auxiliam na luta contra doenças coronarianas e ao mau colesterol. Mas, vale ressaltar que é preciso tomar muito cuidado com a quantidade de calorias destes petiscos, sendo recomendado a ingestão apenas de duas ou três unidades.

Minerais (selênio e zinco), proteínas vegetais, substâncias antioxidantes e fibras compõem as oleaginosas. Caso você sofra com hipertensão, o ideal é evitar as versões salgadas desse tipo de alimento.

Confira a Dieta contra o colesterol

Confira mais

Outra opção de alimento para incluir na sua dieta contra o colesterol é o legumes, alimentos de origem vegetal e quando consumidos na alimentação do dia a dia não fornecem colesterol. Por isso, é muito importante que esse grupo de alimento seja inserido no almoço e no jantar, consideradas as principais refeições do dia.

Todos os alimentos que são de origem vegetal, como as frutas, as leguminosas, as verduras, os grãos e os legumes, são ricos em fitosteróis, que ajudam na proteção do coração porque diminuem as taxas de colesterol ruim.

Colesterol

Ovos, chocolate amargo e margarina

Outra dica de alimento que pode ser inserido na sua dieta contra o colesterol é o ovo, que perdeu enfim a fama de grande vilão da saúde mesmo para pessoas que tenham problemas com o controle do colesterol. O grande segredo para consumir esse alimento com segurança é a moderação. O ideal é fazer a substituição do frango ou da carne vermelha por ovos ao menos duas vezes na semana.

Outra opção de alimento para ser incluído na sua dieta contra o colesterol é o chocolate amargo, já que ele é rico em uma substância que ajuda a diminuir o colesterol ruim. O ideal é consumir até 30 gramas de chocolate amargo como sobremesa diariamente.

Outra dica importante de alimento para incluir na sua dieta contra o colesterol é a margarina, que também tem origem vegetal. Mas vale a pena tomar cuidado com os excessos, já que ela acaba diminuindo o colesterol bom e aumentando colesterol ruim. Antes de escolher a sua margarina, olhe no rótulo se ela é rica em gordura insaturada, pobre em gordura saturada e não contém gordura do tipo trans.

Dieta contra o colesterol - saiba mais

Passe livre e restrições

Alguns alimentos que têm passe livre na dieta contra o colesterol. São eles: o peito de frango sem pele, os queijos brancos, as carnes magras assadas ou grelhadas e os peixes magros.

A não ser que você esteja com muita vontade de comer, naquelas vezes em que você até passa mal de vontade, evite comer: leite de coco, manteiga de cacau, carnes gordas, maionese, frituras, embutidos, sorvetes à base de gordura trans e leite, azeite de dendê, fígado e queijos amarelos.

Pesquisar
Artigos Relacionados