Diet e Light: Qual a diferença?

links patrocinados

Diet e Light: Qual a diferença?

Diet e Light: Qual a diferença?

A linha de produtos diet e light já ocupam muito espaço nas gondolas de supermercados e nas mesas dos brasileiros. Entre uma variedade que não está mais só nos iogurtes por exemplo, agora eles estão em diversos alimentos. Mas qual a diferença entre diet e light? Qual a utilidade de cada um desses tipos de alimentos? Afinal eles compartilham os mesmos efeitos, ou não? Veja quais as particularidades de cada um e escolha qual é o ideal para a sua alimentação.

Diet

Os alimentos diet são aqueles que são designados para dietas que restrinjam gordura, carboidrato, sódio ou proteína. Alguns consumidores tem a necessidade de alimentos somente sem a adição de açúcar e outros sem a adição do sal. Para exemplificar são alimentos como os chocolates Diets que não tem açúcar em sua composição. Porém as bebidas diet contém açúcar, em menor quantidade, que podem chegar a 0,5 g para cada 100 ml, quantia que varia nos sucos por exemplo.

Alguns exemplos clássicos para que você entenda melhor é quanto a composição dos chocolates diets, eles contém adoçante ao invés de adoçante. No entanto para melhorar a uniformidade, alguns dos produtos contem gordura. Dessa forma esse é um dos produtos que pode ser consumido pelos diabéticos, porém não está lista dos emagrecedores.

Os refrigerantes considerados vilões da alimentação pelo excesso principalmente de açúcar, quando diets não terão açúcar. No decorrer dos anos a marca diet foi extinguida e substituída pela light, pois as bebidas passaram a conter edulcorantes, que mais adocicados dão mais sabor aos refrigerantes, porém não contem açúcar e os refrigerantes permanecem diets.

Para identificar se um produto é devidamente regulamentado como diet, observe no rótulo a identificação exigida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que diz ‘Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico’.

Alimentos light

Light

Os alimentos light são aqueles alimentos que contém teor energético baixo, chegando a máxima de 40 kcal para cada 100 gramas em alimentos sólidos. Nos líquidos, essa média deve chegar apenas a 20 kcal a cada 100 ml, ou apresentar no mínimo 25% a menos de valor calórico se comparado com outros produtos. Essa linha de produtos tem na maioria de seus consumidores, aqueles que procuram produtos mais benéficos a saúde e principalmente nos popularmente conhecidos regimes que objetivam a perda de peso. Os chocolates light, um dos produtos mais procurados nessa linha, tem em sua composição menor quantia de calorias ou ausência de nutrientes específicos. Para garantir o produto que está consumindo consulte a tabela nutricional contida na embalagem dos produtos light com todos os valores energéticos. Os refrigerantes light também não contem açúcar, a diferença para o diet está apenas na ausência de alguns outros componentes. Um dos exemplos que confundem os consumidores está na ‘Coca-Cola Zero’, um refrigerante que não contém açucares, mas tem composição diferente da light. Os produtos light não são obrigados a referenciar no rótulo sua qualificação.

Diferença entre diet e light

Mitos sobre o Diet e o Light

Os alimentos diet vieram ao longo dos anos ligados as dietas para emagrecer, porém fique atento, muitas vezes o valor nutricional é igual ou maior que o dos alimentos convencionais.
Já os produtos light conhecidos pelo seu poder de emagrecimento, só cumprem essa tarefa quando o determinado for devidamente eliminado ,ou restringido da alimentação. Mas atenção, o ideal é procurar um profissional nutricionista para acompanhar você e indicar qual a dieta mais indicada.

Alimentos Diet Alimentos diet ou light?

Confira um vídeo sobre a diferença entre os alimentos Diet e light:

Pesquisar
Artigos Relacionados