Dicas de alimentos ricos em antioxidantes

links patrocinados

Dicas de alimentos ricos em antioxidantes

As substâncias antioxidantes tão famosas no mundo da saúde são substâncias essenciais na alimentação humana e sua ação vem sendo estudada há muito tempo pelos cientistas e médicos.

Os antioxidantes são substâncias que reagem nas células do organismo, lutando contra os radicais livres. Estes radicais livres aparecem no nosso corpo como resultado da respiração das células e da produção de energia por elas. Esta reação que ocorre nas células é chamada de stress oxidativo e nada mais é do que a produção de ‘versões’ nocivas do oxigênio dentro do nosso corpo, quando moléculas do gás se fundem em formas diferentes daquela que é essencial para a respiração das células.

Este processo pode ocasionar doenças e agravar ainda o envelhecimento das células. Por isso a ingestão dos antioxidantes é tão importante na vida dos seres humanos, principalmente na juventude.

Combate aos radicais livres e ao envelhecimento

Dicas de alimentos ricos em antioxidantes Confira as Dicas de alimentos ricos em antioxidantes

Os alimentos ricos em antioxidantes são essenciais em nossa alimentação e, se possível, devem ser consumidos diariamente. Ingerir frutas, legumes, manter atividades físicas regularmente e ter hábitos de vida saudáveis pode retardar o envelhecimento e manter sua saúde em dia.

Além disso, radicais livres são potenciais causadores dos mais diversos tipos de câncer. Por isso combatê-los é essencial para manter a prevenção de doenças graves.

Alimentos ricos em antioxidantes

Alimentos ricos em antioxidantes

Há alguns alimentos que contém maiores quantidades de antioxidantes. Como é o caso do cacau, presente no chocolate amargo e rico numa substância que ainda ajuda na circulação do sangue e na manutenção do coração, a cenoura, rica em betacaroteno, que ajuda a retardar o envelhecimento e as frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina, que são ricas em Vitamina C, um antioxidante natural.

Quais os alimentos ricos em antioxidante

Saiba mais

A lista dos alimentos ricos em antioxidantes é extensa, visto que muitas vitaminas são antioxidantes naturais e contem ainda outros elementos indispensáveis à saúde das células do nosso organismo.Por exemplo, a linhaça e o açafrão, que não são tão comuns em nossa alimentação possuem componentes de extrema importância em nossa saúde, principalmente quando o assunto é anti-oxidação. Estes dois alimentos contém ômega três e curcumina, que são substâncias auxiliadoras no processo de evitar doenças cardiovasculares e tumores, além de melhorar a qualidade do sangue.

Já dois famosos conhecidos da alimentação da população em geral, o tomate e o chá verde, possuem grandes quantidades de antioxidantes (mais de um tipo, inclusive) e devem ser consumidos regularmente.

Saúde e alimentação

A saúde e a alimentação

Nossa vida é realmente muito corrida: estudos, trabalho, família, contas a pagar, cobrança do chefe, enfim, nosso tempo é muito curto e, às vezes, não damos a devida atenção a nossa saúde. Deixamos de lado a boa alimentação para comermos somente besteiras: frituras, lanches, sanduíches entre outras coisas. É claro que o consumo de sanduíches não é proibido, mas deve ser esporádico o consumo destes alimentos.
Por mais que o tempo seja curto devemos dar atenção à nossa saúde para que nosso futuro seja mais tranquilo, saudável e, principalmente, sem doenças.

Pesquisar
Artigos Relacionados