Dicas de alimentos ricos em antioxidantes
Dicas de alimentos ricos em antioxidantes
As substâncias antioxidantes tão famosas no mundo da saúde são substâncias essenciais na alimentação humana e sua ação vem sendo estudada há muito tempo pelos cientistas e médicos.
Os antioxidantes são substâncias que reagem nas células do organismo, lutando contra os radicais livres. Estes radicais livres aparecem no nosso corpo como resultado da respiração das células e da produção de energia por elas. Esta reação que ocorre nas células é chamada de stress oxidativo e nada mais é do que a produção de ‘versões’ nocivas do oxigênio dentro do nosso corpo, quando moléculas do gás se fundem em formas diferentes daquela que é essencial para a respiração das células.
Este processo pode ocasionar doenças e agravar ainda o envelhecimento das células. Por isso a ingestão dos antioxidantes é tão importante na vida dos seres humanos, principalmente na juventude.
Combate aos radicais livres e ao envelhecimento
Os alimentos ricos em antioxidantes são essenciais em nossa alimentação e, se possível, devem ser consumidos diariamente. Ingerir frutas, legumes, manter atividades físicas regularmente e ter hábitos de vida saudáveis pode retardar o envelhecimento e manter sua saúde em dia.
Além disso, radicais livres são potenciais causadores dos mais diversos tipos de câncer. Por isso combatê-los é essencial para manter a prevenção de doenças graves.
Alimentos ricos em antioxidantes
Há alguns alimentos que contém maiores quantidades de antioxidantes. Como é o caso do cacau, presente no chocolate amargo e rico numa substância que ainda ajuda na circulação do sangue e na manutenção do coração, a cenoura, rica em betacaroteno, que ajuda a retardar o envelhecimento e as frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina, que são ricas em Vitamina C, um antioxidante natural.
Saiba mais
A lista dos alimentos ricos em antioxidantes é extensa, visto que muitas vitaminas são antioxidantes naturais e contem ainda outros elementos indispensáveis à saúde das células do nosso organismo.Por exemplo, a linhaça e o açafrão, que não são tão comuns em nossa alimentação possuem componentes de extrema importância em nossa saúde, principalmente quando o assunto é anti-oxidação. Estes dois alimentos contém ômega três e curcumina, que são substâncias auxiliadoras no processo de evitar doenças cardiovasculares e tumores, além de melhorar a qualidade do sangue.
Já dois famosos conhecidos da alimentação da população em geral, o tomate e o chá verde, possuem grandes quantidades de antioxidantes (mais de um tipo, inclusive) e devem ser consumidos regularmente.
A saúde e a alimentação
Nossa vida é realmente muito corrida: estudos, trabalho, família, contas a pagar, cobrança do chefe, enfim, nosso tempo é muito curto e, às vezes, não damos a devida atenção a nossa saúde. Deixamos de lado a boa alimentação para comermos somente besteiras: frituras, lanches, sanduíches entre outras coisas. É claro que o consumo de sanduíches não é proibido, mas deve ser esporádico o consumo destes alimentos.
Por mais que o tempo seja curto devemos dar atenção à nossa saúde para que nosso futuro seja mais tranquilo, saudável e, principalmente, sem doenças.