Diabéticos X Consumo de Gordura
Diabéticos X Consumo de Gordura
A diabetes é uma doença que surge de forma devagar e silenciosa, e não apresenta muitos sintomas. Ela ocorre em sua maioria pela dificuldade da ação de insulina e pela falta dela, seja por hábitos de vida ou por motivos genéticos, como o sedentarismo e a obesidade. Isso acontece porque a insulina é a grande responsável por controlar os níveis de glicose na corrente sanguínea. A prática de atividades e de exercícios físicos, e a manutenção de peso saudável são características fundamentais para redução dos ricos causados pelos diabetes. Por isso, é correto dizer que pessoas com diabetes precisam controlar o consumo de gorduras, já que as gorduras trans e saturadas facilitam a ocorrência de problemas cardiovasculares, a maior causa de óbito em diabéticos.
Atenção na alimentação
Apesar de muitas pessoas que sofrem com a diabetes acreditarem que o maior vilão da alimentação são os carboidratos, principalmente os que contêm alta carga e índice glicêmico, como as massas, as bolachas, os açúcares, o arroz branco, os bolos e os doces, é muito importante ressaltar que este tipo de alimento não tem passe livre na alimentação e por isso, devem ser consumidos com moderação, sendo você diabético ou não. Isso porque o excesso de glicose causado pela ingestão em excesso deste grupo de alimentos, levam a uma oxidação de vários órgãos, principalmente os dos vasos sanguíneos, causando assim lesões renais, insuficiências circulatórias, arteriosclerose e lesões oculares.
Confira mais
Mas, além de não consumir carboidratos em excesso, pacientes com diabetes devem evitar o excesso de gorduras ingeridas no dia a dia, já que as gorduras facilitam a ocorrência de problemas cardiovasculares e são atualmente consideradas a maior causa de óbito em pacientes diabéticos. A gordura trans e a gordura saturada são os tipos de gorduras que mais prejudicam a saúde, principalmente quando são consumidas em excesso. Outro grande fator de risco para os diabéticos é o acúmulo de gordura visceral, que acaba obrigando o pâncreas a produzir mais insulina para facilitar a entrada de glicose nas células, o que pode acabar causando o aumento da pressão arterial, uma série de alterações metabólicas e elevar as taxas de colesterol no sangue.
Quantidade ideal de gordura que pode ser consumida ao dia
Uma pessoa normal, que segue uma dieta balanceada, deve consumir no máximo 10% de calorias de gorduras saturadas por dia. Já para pacientes que sofrem com a diabetes, este número cai para 7%. Quando estes limites são ultrapassados, acabamos ficando vulneráveis ao aumento do colesterol do sangue, que ao decorrer do tempo vai obstruindo os vasos sanguíneos e pode causar ainda um infarto agudo do miocárdio.
Forma de prevenção
A melhor forma de se prevenir contra o aparecimento da diabetes é comendo devagar, manter uma alimentação saudável e equilibrada e evitar longos períodos em jejum. Além disso, praticar atividades e exercícios físicos de forma regular e dormir bem durante a noite ajuda a prevenir a diabetes e ainda ajuda no retardamento do ritmo do metabolismo.