Diabéticos X Consumo de Gordura

links patrocinados

Diabéticos X Consumo de Gordura

A diabetes é uma doença que surge de forma devagar e silenciosa, e não apresenta muitos sintomas. Ela ocorre em sua maioria pela dificuldade da ação de insulina e pela falta dela, seja por hábitos de vida ou por motivos genéticos, como o sedentarismo e a obesidade. Isso acontece porque a insulina é a grande responsável por controlar os níveis de glicose na corrente sanguínea. A prática de atividades e de exercícios físicos, e a manutenção de peso saudável são características fundamentais para redução dos ricos causados pelos diabetes. Por isso, é correto dizer que pessoas com diabetes precisam controlar o consumo de gorduras, já que as gorduras trans e saturadas facilitam a ocorrência de problemas cardiovasculares, a maior causa de óbito em diabéticos.

Atenção na alimentação

Diabéticos X Consumo de Gordura Diabéticos

Apesar de muitas pessoas que sofrem com a diabetes acreditarem que o maior vilão da alimentação são os carboidratos, principalmente os que contêm alta carga e índice glicêmico, como as massas, as bolachas, os açúcares, o arroz branco, os bolos e os doces, é muito importante ressaltar que este tipo de alimento não tem passe livre na alimentação e por isso, devem ser consumidos com moderação, sendo você diabético ou não. Isso porque o excesso de glicose causado pela ingestão em excesso deste grupo de alimentos, levam a uma oxidação de vários órgãos, principalmente os dos vasos sanguíneos, causando assim lesões renais, insuficiências circulatórias, arteriosclerose e lesões oculares.

Confira Diabéticos X Consumo de Gordura

Confira mais

Mas, além de não consumir carboidratos em excesso, pacientes com diabetes devem evitar o excesso de gorduras ingeridas no dia a dia, já que as gorduras facilitam a ocorrência de problemas cardiovasculares e são atualmente consideradas a maior causa de óbito em pacientes diabéticos. A gordura trans e a gordura saturada são os tipos de gorduras que mais prejudicam a saúde, principalmente quando são consumidas em excesso. Outro grande fator de risco para os diabéticos é o acúmulo de gordura visceral, que acaba obrigando o pâncreas a produzir mais insulina para facilitar a entrada de glicose nas células, o que pode acabar causando o aumento da pressão arterial, uma série de alterações metabólicas e elevar as taxas de colesterol no sangue.

Consumo de Gordura

Quantidade ideal de gordura que pode ser consumida ao dia

Uma pessoa normal, que segue uma dieta balanceada, deve consumir no máximo 10% de calorias de gorduras saturadas por dia. Já para pacientes que sofrem com a diabetes, este número cai para 7%. Quando estes limites são ultrapassados, acabamos ficando vulneráveis ao aumento do colesterol do sangue, que ao decorrer do tempo vai obstruindo os vasos sanguíneos e pode causar ainda um infarto agudo do miocárdio.

Diabéticos X Consumo de Gordura - saiba mais

Forma de prevenção

A melhor forma de se prevenir contra o aparecimento da diabetes é comendo devagar, manter uma alimentação saudável e equilibrada e evitar longos períodos em jejum. Além disso, praticar atividades e exercícios físicos de forma regular e dormir bem durante a noite ajuda a prevenir a diabetes e ainda ajuda no retardamento do ritmo do metabolismo.

Pesquisar
Artigos Relacionados