Dia do Dentista

links patrocinados

Dia do Dentista

Dia do Dentista

O dentista é uma das profissões da área de saúde. Especificamente da saúde dos dentes, ou da saúde bucal, o dentista é aquele profissional que possui formação em odontologia. O dia mundial deste profissional, o dentista, é comemorado no dia 03 de outubro.

O Profissional

Consta na história que a primeira escola surgida para efetuar tratamento dentário e formar profissionais que cuidassem da saúde dos dentes, ou para formar dentistas foi fundada em 1840 na cidade de Baltimore nos Estados Unidos.

Os dentistas possuem formação completa para cuidar de vários aspectos da saúde bucal, ao contrario do senso comum que diz que dentista apenas retira cáries dos dentes. O dentista é capacitado ao tratamento de qualquer doença relativa as gengivas, a boca, aos ossos da face e dos dentes.

No ser humano existem 32 dentes, eles são responsáveis por rasgar alimentos, triturar, prender, tudo para facilitar a ingestão e depois a digestão destes alimentos, com o passar de séculos e gerações alguns destes dentes sofrem algumas adaptações, como caso dos caninos que não são mais tão necessários, e o caso dos dentes do siso, que não possuem mais utilidade para o ser humano. Os dentes variam de acordo com os hábitos alimentares de cada espécie.

A formação do profissional da odontologia, o dentista, é uma formação acadêmica superior em curso de duração mínima de cinco anos. Para que deste curso possa se formar profissionais capacitados a exercer a função de dentista e outras especialidades da formação. Alguns cursos primam pela formação de profissionais que além do conhecimento cientifico possuem compromisso com responsabilidade social. Alguns poucos cursos ainda prima apenas pelo ensino técnico na formação destes profissionais.

O dentista pode se especializar em áreas como a cirurgia, sendo um cirurgião dentista, a odontopediatria para cuidar de crianças, periodontia, traumatologia, saúde coletiva ou ainda a área da estética bucal.

Dia do dentista no Brasil

No Brasil o dia do dentista é comemorado no dia 25 de outubro. O motivo da data é porque foi neste dia que se criou a primeira faculdade de odontologia no país. O curso foi criado no Rio de Janeiro, pelo decreto de lei nº 9.311.

Fisioterapeuta

Dia do Fisioterapeuta

O dia do Fisioterapeuta é comemorado na data de 13 de outubro. Esta data foi escolhida a partir da aprovação do decreto de Lei 908/69 que foi publicado em 13 de outubro oficializando e regulamentando a profissão Fisioterapia. O que deu a estes profissionais direitos e deveres da categoria.

O fisioterapeuta

Fisioterapeuta é o profissional que cuida do corpo. Ele atua de forma a tratar, reabilitar ou curar o corpo humano, a parte física, a prevenção de doenças ósseas e musculares.

O profissional se utiliza de técnicas especificas da fisioterapia e conhecimento acumulado através de um curso superior e pesquisas sobre o corpo humano, fisioterapia, métodos e técnicas de massagens, radiações, exercícios localizados ou generalizados e muitas outras técnicas.

A Fisioterapia

A fisioterapia é entendida como a ciência que faz a prevenção e o tratamento da saúde através do uso de recursos físicos do próprio corpo humano. Ela diagnostica, previne, estuda e, principalmente, trata distúrbios ocasionados por lesões físicas.

A Fisioterapia é uma ciência que necessita transitar entre varas áreas de conhecimento, pois ela precisa de um entendimento global, holístico, do corpo humano, por isto estuda anatomia, citologia, fisiologia, embriologia, histologia, biofísica, biomecânica, bioquímica, cinesiologia, farmacologia, neurociências, genética, imunologia, antropologia, ética, filosofia, sociologia e outras ciências, para um estudo holístico do corpo humano.

O profissional da fisioterapia, durante sua graduação, precisa entrar em contato com as especialidades medicas, para através delas poder ter mais conhecimento da anatomia e funcionalidade do corpo humano. O fisioterapeuta precisa saber sobre pneumologia, urologia, traumatologia, reumatologia, geriatria, neurologia e outras especialidades medicas, claro que não de modo tão aprofundado quanto o medico especialista.

Alguns dos recursos utilizados pela fisioterapia são a Massoterapia, que são abordagens terapêuticas nos músculos, articulações e nervos. A Hidroterapia que são exercícios e terapias realizadas na agua. Crioterapia que é o uso de gelo nos processos terapêuticos. Cinesioterapia que utiliza o movimento muscular, as articulações, tendões, ligamentos e outras estruturas para poder recuperar os próprios.

Ao sentir alguma dor muscular ou óssea, ou sofrer alguma lesão procure um profissional da fisioterapia, ele indicara uma solução ao seu caso e um acompanhamento medico necessário.

Pesquisar
Artigos Relacionados