Depressão – causas, tratamento e sintomas da depressão

links patrocinados

Depressão

Depressão – causas, tratamento e sintomas da depressão

Muitas pessoas encaram a depressão como sendo uma doença passageira e sem grandes agravantes para a saúde. No entanto a depressão tem-se revelado uma doença extremamente grave e perigosa, principalmente quando não é tratada com a devida atenção. Muitos dizem ser doença de pessoas ricas “onde já se viu pobre com depressão?”, no entanto, tanto a doença como as pessoas que sofrem com ela devem ser tratadas com o devido respeito, consideração e principalmente muita atenção.

Quem sofre com a depressão?

É importante levar em consideração que não é apenas a pessoa com a depressão que sofre, mas também os amigos, parentes e familiares que convivem com o paciente. De acordo com o médico Drauzio Varella “a depressão é aquela tristeza que não acaba mais”.

A cada 10 pessoas, pelo menos uma apresenta características depressivas. E isso é fácil de ser compreendido se analisarmos a correria que é a vida das pessoas nos dias atuais. Os indivíduos encontram-se muito expostos a situações de estresse, desde muito cedo. Exemplos disso são as mães que precisam deixar seus filhos desde muito novinhos para trabalhar; os transportes coletivos que muitos precisam enfrentar diariamente; cobranças indiscriminadas e concorrências no trabalho são apenas alguns indicativos que podem desencadear o estresse. Mas atenção! Falar em situações de estresse não significa necessariamente que a pessoa sofrerá de depressão. Ela pode sim, vir a desencadear um processo depressivo que se não dada a devida atenção poderá se tornar um quadro depressivo.

Os principais indicativos de um quadro depressivo

A depressão não apresenta um quadro único. Ela é uma doença que varia de grau e intensidade, podendo afetar não só o psicológico e emocional como também o corpo físico. A depressão é uma doença tão grave que pode vir a afastar os amigos e familiares por não compreenderem ou por não suportarem a pessoa doente.

A depressão pode ser caracterizada em três níveis/ou graus de intensidade e gravidade. A pessoa apresentando cinco ou mais sintomas que compõem um quadro depressivo já pode ser considerada uma pessoa com depressão.

Alguns dos indicadores da depressão podem ser: sentir-se deprimido quase todo o tempo e durante dias seguidos; fadiga e cansaço diário; sentimento frequente de culpa; ideias suicidas; insônias diárias são alguns dos sintomas que compõem o quadro depressivo.

E é claro que apresentado os sintomas citados acima, a pessoa não deve se automedicar e muito menos entrar em desespero. O primeiro passo é procurar um especialista no assunto que saberá perfeitamente como ajudar.

O tratamento da depressão

Em muitos casos a depressão é tratada com antidepressivos e calmantes. Mas, também existe a possibilidade de tratamento alternativo. Tudo dependerá do grau em que a doença se encontra e principalmente da aceitação do tratamento pelo paciente. De qualquer forma, não se deve fazer pouco caso nem da doença e nem tampouco de quem sofre com ela!

Fotos

Confira Fotos sobre Depressão – causas, tratamento e sintomas da depressão:

O que é Depressão Causas da Depressão Sintomas da Depressão Tratamento Depressão

Pesquisar
Artigos Relacionados