Dengue – sintomas, tratamento e como combater a dengue

links patrocinados

Dengue

Dengue – sintomas, tratamento e como combater a dengue

A Dengue é de origem viral , porém sua transmissão só pode ser feita por meio de inseto. No qual o inseto Aedes Aegypti é fêmea e só deste gênero poderá infectar e proliferar mais de sua espécie em locais com água parada.

Os insetos Aedes Aegypti não causam nenhuma contaminação ao ser humano, pois se alimentam de plantas e não entram em contato com o vírus da Dengue. No Brasil, os casos de Dengue mais comuns e em grande quantidade aconteceram na década de 19 e 20, que chegaram a serem identificados períodos de epidemia da doença entre os brasileiros.

Que como tentativa de minimizar a proliferação do vírus estudaram métodos eficazes para sua prevenção e até mesmo de evitar o aparecimento. Mas para surpresa dos pesquisadores, o método mais eficaz é a prevenção da população, fazendo com que esta adote alguns cuidados que dificultam o surgimento do mosquito transmissor.

Como Evitar a Dengue

A Dengue é transmitida por meio do inseto Aedes Aegypti, que é de origem asiática e pode causar problemas graves ao ser humano que for picado.

Dengue

Mas a proliferação do transmissor pode ser supervisionada e resolvida, se houver cuidados específicos para intervenção de criação de sua espécie.

Do qual os cuidados mais destacados é evitar deixar vasilhames a céu aberto com qualquer quantidade de água, sem que neste líquido haja uma quantidade significativa de água sanitária.

Ou se houver necessidade de manter estes potes com água, trocar com frequência, caso seja de uso para animais, ou e for de plantas utilizar terra ou areia nos vasos para que o inseto não pouse e deixe suas larvas.

Além disso, pneus velhos podem ajuntar água da chuva como qualquer outros entulhos que possam armazenar água limpa, é preciso cautela para que o inseto não deposite seus ovos.

Dengue - sintomas

Em cemitério a inspeção também deve ser feita, porque diariamente pessoas podem visitar túmulos e deixar objetos que podem ocasionar o aparecimento do Aedes Aegypti.

Sintomas da Dengue

A Dengue é conhecida como uma doença que pode demorar o aparecimento de sintomas, e ao surgirem debilitam drasticamente o indivíduo infectado pelo mosquito Aedes Aegypti.

Sendo que os sintomas podem aparecer de 3 a 15 dias após a picada e os mais comuns são alteração de temperatura do corpo humano dando início com febre de 38° a 40°, dores musculares, cefaleias, falta de apetite e dor nos olhos, Sem falar de casos de pessoas com dengue hemorrágica que podem sentir sinais como hemorragias internas, sangramento do nariz, vômito de sangue, dores abdominais, aumento ou diminuição de temperatura repentina.

Dengue -  tratamento

Se sentir qualquer um destes sintomas é necessário que seja investigado as causas por um especialista médico, e então inicie o tratamento.

Tratamento da Dengue

Todo tratamento clínico de um paciente, não somente o da Dengue deve ser realizado por um médico especialista, afim de evitar qualquer piora do estágio patológico.

No entanto no caso da Dengue os métodos mais prescritos por médicos em situações de paciente sem agravamento da Dengue, é o repouso e o uso de medicamentos analgésicos e antitérmicos. E para os casos mais graves da Dengue, os pacientes ficarão sob orientação médica em internamento.

Como prevenir a Dengue Combate a Dengue

Pesquisar
Artigos Relacionados