Demais benefícios da Pet Terapia

links patrocinados

Demais benefícios da Pet Terapia

Os animais são os melhores amigos do homem, principalmente os animais de estimação. Por isso mesmo, desde o ano de 2009, o Hospital Israelita Albert Einstein permite a entrada de animais em suas dependências, desde que seja autorizada pelo médico responsável e que não haja riscos para os demais pacientes.

Confira mais

Demais benefícios da Pet Terapia Conheça os Demais benefícios da Pet Terapia

Pet Terapia, como é conhecida essa técnica, nada mais é do que a utilização de animais de estimação em tratamentos de diversos quadros clínicos. Neste caso, o animal de estimação acaba ajudando os pacientes a atingirem os objetivos do tratamento, agindo como verdadeiros animais terapeutas. Vale ressaltar que nem todo animal nasce para ser um animal terapeuta, já que eles precisam ser dóceis e tranquilos, para que não ofereçam risco se os pacientes tentarem abraçá-los ou beijá-los.
Conheça aqui alguns dos benefícios que a Pet Terapia, também conhecida como Terapia Assistida por Animais – TAA, oferece para a saúde em geral.

Confira os Demais benefícios da Pet Terapia

Reduzindo o estresse

Um dos benefícios que a Pet Terapia oferece é a redução de estresse. Em suma, isso acontece porque o contato com animais acaba liberando diversos hormônios considerados do bem, como oxitocina, prolactina e endorfinas beta, que atuam na regulação de um hormônio que ajuda na redução do estresse.

Além disso, o convívio do homem com o animal na Pet Terapia, proporciona uma sensação de conforto e de bem-estar, o que acaba consequentemente diminuindo os níveis de adrenalina e ainda ajudando a reduzir e a precaver o aumento da pressão arterial. Vale ressaltar ainda que a interação homem-animal libera outro hormônio, relacionado diretamente com a frequência cardíaca elevada e ao estado de tranquilidade e demais sintomas do estresse.

Pet Terapia

Melhorando quadros depressivos

Outro grande benefício que a Pet Terapia proporciona é a melhora de quadros de depressão. Isso acontece porque o convívio do homem e do animal acaba liberando e aumentando a produção de hormônios responsáveis pela sensação de alegria, prazer de bem-estar em até 20 minutos depois do início desse benéfica interação da Pet Terapia.

Além disso, estar com um bicho de estimação acaba aumentando o senso de valor próprio, a autoestima e estabelecendo novos hábitos positivos e ainda aumentando o interesse pelo outro.

Demais benefícios da Pet Terapia - saiba mais

Tratamento de paralisias

A Pet Terapia também ajuda no tratamento de paralisias, ou seja, ajuda na reabilitação de pacientes que foram vítimas de acidentes, de um derrame cerebral ou que são portadores de paralisia cerebral.

Vale ressaltar que casos de paralisia envolvem também muita fisioterapia e muito esforço do próprio paciente, o que muitas vezes pode acabar causando uma queda na autoestima. Sendo assim, a interação homem-animal acaba sendo essencial para evoluir a parte motora e para atuar no aspecto emocional de cada paciente.

No caso de crianças com esse tipo de quadro clinico, elas são beneficiadas principalmente nos aspectos motores, cognitivos e emocionais, já que os cães, por exemplo, podem ser utilizados durante todos os exercícios da Pet Terapia, já que o foco da doença acaba saindo de cena e o tratamento acaba se tornando mais uma brincadeira.

Pesquisar
Artigos Relacionados