DBO e DQO

DBO e DQO

DBO e DQO

A composição da Demanda Biológica de Oxigênio e a Demanda Química de Oxigênio é estabelecida de formas diferentes, tendo um maior valor de determinante que outra.

Sendo que os DBO é destinado a análise de elementos contidos em uma determinada quantidade de água, determinando a biodegradabilidade de substâncias que foram depositadas no líquido em estudo.

Que para determinar a ação do DBO é o utilizado o Dicromato de Potássio. Já o DQO é destinado ao estudo em efluentes de indústria e sistemas de esgotos, ao qual a substância utilizada para determinação também é o Dicromato de Potássio. Se usados em conjunto, o DBO e o DQO são mais eficazes na percepção de elementos biodegradáveis.

E a partir da década de 70, percebeu-se uma eficiência mais abrangente na utilização do recurso DQO quanto a análise e determinação de indícios degradáveis na água em que esta se verificando. Permitindo com isto, o DQO como mais utilizado para análise de águas que possuam elementos biodegradáveis ou somente degradáveis.

O que e  DQO

O que é DBO

A Demanda Biológica de Oxigênio – DBO é usada para eliminar ou degradar toda matéria orgânica composta e presente em água. Que ao ser utilizado esse método é necessário dividi-lo em dois tipos: o método manométrico e o método de diluição.

O Método de Diluição usado na Demanda Biológica de Oxigênio visa eliminar qualquer microorganismo composto na água que irá passar pelo procedimento de tratamento desta.

Já o Método Manométrico é limitado, e seu uso é indicado para medição do oxigênio e a oxidação do carbono na água que esta em análise. Sendo, que no método manométrico o líquido ou substância analisada fica em recipiente completamente fechado, que é introduzido um mecanismo de sensorial de pressão.

Procedimentos DBO e DQO

Há elementos que possuem uma quantidade concentrada do DBO em seus efluentes como em animais suínos e bovinos, por exemplo. Em contra parida, a DBO em alguns casos pode trazer consequências que afetam o meio ambiente como a utilização do DBO em água que possua elementos como aminoácidos, amônia ou ácidos graxos, que acarretará numa degradação de caráter anaeróbio. Que também poderá ocorrer em uma exceção de nutrientes chamando este tipo de acontecimento a eutrofização.

O que é DQO

A Demanda Química de Oxigênio – DQO é capaz de fazer a medição de oxidação seja ela de 10 a 100%. Sendo, que este parâmetro é estabelecido para determinar o nível de poluição contida na água. Que o DQO é destinado ao uso em águas que possam conter elementos como esgoto ou efluentes de indústria.

Qualidade da agua

Procedimentos o DBO e DQO

A Demanda biológica de oxigênio – DBO e a Demanda Química de oxigênio tem como principal função, ser utilizada em procedimentos de inserção de elementos ou substâncias líquidas na água.

Tanto para DBO quanto o DQO o elemento utilizado nos procedimentos de medição é o dicromato de potássio em soluções líquidas de característica ácida. Sendo que ambos possuem tempo diferentes para reação e aparecimento da oxidação, em que o DQO leva 2 horas e o DBO leva 5 horas, para então apresentarem o resultado.

Demanda Biologica de Oxigenio O que e DBO

GD Star Rating
loading...
DBO e DQO, Nota: 3.7 de 5 com 7 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados