Curvas de crescimento CGPAN

links patrocinados

Curvas de crescimento CGPAN

Curvas de crescimento CGPAN

O que são as Curvas de crescimento CGPAN

A Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN) é uma entidade vinculada ao Ministério de Saúde. Entre suas funções está a de utilizar-se de uma estatística de curvas de crescimento para poder mensurar e avaliar o desenvolvimento de crianças, que compreendam a faixa etária de zero a cinco anos de idade.

Para isso a CGPAN implanta uma metodologia determinada pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAM) para pesquisar e encontrar condições de saúde adequadas à população, com vistas à melhoria na qualidade de vida.

Curvas de crescimento CGPAN e suas funções

Os resultados desta pesquisa realizada entre as crianças embasada neste método permitem analisar o desenvolvimento dos indivíduos conforme a idade.

Crescimento CGPAN

O estudo sobre as curvas de crescimento CGPAN possibilita detectar distúrbios que podem ocorrer durante a fase do desenvolvimento. Como, por exemplo, excesso de peso e níveis de obesidade, desnutrição, entre outras patologias decorrentes de uma alimentação inadequada, seja ela insuficiente, em excesso ou de baixo valor nutricional. Com o diagnóstico, os pais ou responsáveis destas crianças têm condições de buscar soluções para o quadro, e assim, evitar o agravamento dos sintomas, ou até mesmo evitar doenças.

Relevância das Curvas de crescimento CGPAN

CGPAN 2013

Por serem dependentes as crianças precisam sempre da atenção dos adultos quanto à saúde, para procurar um médico para exames ou consultas de rotina. O estudo de curvas de crescimento CGPAN é importante exatamente por isso, pois é uma preocupação com esta faixa etária complementar à atenção dos pais.

Exames assim permitem antever um problema de saúde, com um diagnóstico preliminar, às vezes silencioso e imperceptível por um responsável pela criação. Portanto, quanto antes detectado mais fácil será de ser tratado.

Organização Mundial de Saúde

Funcoes da CGPAN

As medidas oficiais das Curvas para avaliação do crescimento foram elaboradas pela Organização Mundial de Saúde, fundada em 2006, e aprovadas pela Assembleia Mundial de Saúde. Os estudos iniciaram em 1996 com países das regiões geográficas principais do mundo. Da América Latina, o Brasil foi o representante. Coordenaram o estudo professores da Universidade Federal de Pelotas. O Ministério da Saúde deu apoio financeiro ao projeto. Os dados foram coletados desde o ano de 1997, encerrando em 2003. As informações foram levantadas da população infantil da cidade de Pelotas o Rio Grande do Sul.

Em janeiro de 2006 um grupo de especialistas se reuniu então para melhorar a forma de avaliação do crescimento. A necessidade de harmonizar as ferramentas de avaliação do crescimento. Com apoio da OMS foi elaborada uma nova forma com a referência de avaliação feita para a faixa etária de zero a cinco anos, embasada em dados históricos e um banco de dados já existente, provindo de diversos países. Concluíram que para avaliar um crescimento saudável deveria ser tomado de base os pontos de corte de sobrepeso e obesidade indicados a um adulto.

Foi sugerida então uma Caderneta de Saúde da Criança, para serem registrados dados e monitorada a nutrição para crianças até 10 anos.

CGPAN Apoio CGPAN no Brasil

Pesquisar
Artigos Relacionados