Cuidados antes e depois de uma cirurgia bariátrica

links patrocinados

Cuidados antes e depois de uma cirurgia bariátrica

A cirurgia de redução do estômago, ou cirurgia bariátrica, é um dos procedimentos cirúrgicos que mais tem crescido no Brasil. Para se ter uma ideia, o número de intervenções desta natureza cresceu 90% no Brasil nos últimos anos. Em 2013, foi retirado o limite mínimo de 18 anos para se fazer uma cirurgia bariátrica, com o número sendo reduzido para 16 anos. Com isso, a tendência é que o número de procedimentos aumente ainda mais.

Antes de qualquer coisa, é muito importante ressaltar que a cirurgia bariátrica deve sempre ser a última opção contra a obesidade. De acordo com diversos médicos, a primeira tentativa deve ser uma mudança nos hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos. Esta combinação deve ser tentada por pelo menos dois anos. Se não apresentar resultados, pode ser a hora de começar a pensar em uma cirurgia bariátrica.

Requisitos para se fazer uma cirurgia bariátrica

Cuidados antes e depois de uma cirurgia bariátrica Cirurgia bariátrica

Estar acima do peso não deve ser suficiente para a decisão por uma cirurgia bariátrica. O procedimento é recomendado apenas para quem possui um IMC (Índice de Massa Corporal) superior a 40, ou maior do que 35, caso existam outros problemas associados, como colesterol alto, hipertensão e diabetes, por exemplo. Ou seja, só deve pensar em uma cirurgia bariátrica aquele paciente que não conseguiu perder peso de outra maneira. Para se ter uma ideia, em termos proporcionais, o estômago da pessoa operada deixa de ser uma garrafa de um litro para se transformar em uma xícara de café.

Confira os Cuidados antes e depois de uma cirurgia bariátrica

Recuperação de peso

Cerca de 5% das pessoas que fazem uma cirurgia bariátrica acabam recuperando todo o peso perdido, principalmente por continuarem com hábitos de vida pouco saudáveis. Metade dos operados volta a ganhar peso de maneira parcial. Por isso, a cirurgia bariátrica não deve ser pensada como uma solução para o problema da obesidade, mas como uma aliada na perda de peso. Conheça, abaixo, alguns cuidados que devem ser tomados antes e depois de realizar uma cirurgia bariátrica.

Conheça os Cuidados antes e depois de uma cirurgia bariátrica

Cuidados antes de uma cirurgia bariátrica

Antes de decidir por uma cirurgia bariátrica, é essencial que o paciente seja avaliado por um médico especialista. É ele quem dirá se o procedimento é adequado às necessidades do paciente. Em seguida, também é recomendável passar por uma avaliação psicológica, que ajudará o paciente a ter mais clareza sobre a real necessidade do procedimento.

Cuidados com cirurgias

O pós-operatório

O período posterior à cirurgia bariátrica é certamente o mais difícil. Este momento deve contar com o apoio irrestrito dos familiares, pois, nos primeiros dias após o procedimento, é necessário seguir diversas restrições alimentares. Grosso modo, podemos dizer que a família tem, também, que se sentir “operada”.

Após a operação, os pacientes também devem passar por uma avaliação com um nutricionista, que determinará uma orientação nutricional adequada à nova condição. Quem faz uma cirurgia bariátrica costuma passar por dificuldades de absorção de vitamina B12, o que também requer cuidados especiais. Para evitar desnutrição. O mesmo vale para o ferro.

Pesquisar
Artigos Relacionados