Como tratar queimaduras

links patrocinados

Primeiro grau, segundo grau ou terceiro grau são termos utilizados no caso de queimaduras. Saiba diferenciar cada uma delas e como tratar queimaduras.

Sobre queimaduras

A casa da gente está cheia de objetos que permitem que ocorram acidentes domésticos, como é o caso de se queimar com panelas no fogão, ferro de passar, água quente e outras situações que qualquer pessoa pode passar. É sempre bom ter conhecimentos básicos sobre como tratar queimaduras no caso de se precisar agir rápido por causa de machucados leves ou mesmo em casos graves, antes de se ir até o hospital mais próximo.

As mais simples são as mais fáceis de serem cuidados, sendo que em alguns casos de como tratar queimaduras, nem é preciso ir ao hospital. Ela pode ser aquela esbarrada da panela na pele ou manchas depois de ficar exposto muito tempo ao sol. Lembre-se que quando a região afetada é a face ou partes mais sensíveis, recomenda-se ir a um médico.

Como tratar queimaduras

Como tratar queimaduras leves em casa

A primeira coisa que se deve fazer em como tratar queimaduras é esfriar a mesma para aliviar a dor, de preferência lavando com água corrente. É preciso que a mesma esteja fria, mas nunca gelada para não causa mais incômodos. Lembrando que o gelo é terminantemente proibido, já que pode piorar a situação.

Com a ajuda de um sabão neutro, lave o local da ferida. Nunca coloque nenhum tipo de produto químico sobre o machucado, tal como produtos de limpeza, óleo, manteiga, pasta de dente ou qualquer outra coisa do gênero. Em como tratar queimaduras, envolva o local com uma gaze limpa e troque sempre. Quando se formar uma casquinha espere até que o machucado cicatrize e a pele volte ao normal.

tratar queimaduras

O que fazer em queimaduras de segundo grau

Em como tratar queimaduras, se trata de um procedimento mais difícil, já que a dor costuma ser mais intensa justamente porque a pele ficou mais com mais camadas de prejuízo. Dá para distinguir este caso do leve por causa da formação de bolhas, principalmente, além de ficarem vermelhas e arder mais. Pode ocorrer por causa de lesões com superfícies muito quentes ou ainda por conta do sol.

A formação de bolhas precisa ser contidas com uma drenagem de líquidos que se acumulam dentro. Este é um procedimento que deve ser feito com a ajuda de um médico, por causa da esterilização dos materiais. Em como tratar queimaduras, caso as bolhas estourem sozinhas, não retire a pele, já que ela pode se reconstruir. Limpe com água fria e corrente, coloque uma gaze limpa.

queimaduras

Como tratar queimaduras de terceiro grau

Em como tratar queimaduras, as de terceiro grau são as mais temidas e perigosas, porque além de atingirem a derme e a epiderme, podem causar problemas maiores. Pode haver sangue nos casos, além de desequilíbrio de alguns minerais no corpo. A perda de água também ocorre, além da necrose de partes da pele. Ir a um médico imediatamente é a recomendação, principalmente porque há vacinas a serem tomadas.

Como tratar

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados