Como ter uma alimentação saudáve

links patrocinados

Como ter uma alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável é importante e extremamente essencial para conseguirmos alcançar uma maior qualidade de vida. Abusar na ingestão e no consumo de alimentos ricos em sódio, gorduras saturadas e açúcares é a porta de entrada para acontecerem derrames, infartos, obesidade, hipertensão, canceres e diabetes. Em contrapartida, também é fácil incluir no cardápio os alimentos que são os grandes heróis da longevidade e da resistência.
Veja algumas dicas para comer bem e viver mais.

Não fique sem comer

Como ter uma alimentação saudável Confira Como ter uma alimentação saudável

Primeira forma de ter uma alimentação saudável é não ficar sem comer por longos períodos. O ideal é que entre as refeições principais do dia a dia (café da manhã, almoço e jantar) haja pequenos lanches, principalmente se o seu objetivo é emagrecer. Isso porque o metabolismo corporal tende a ficar mais lento com a restrição de energia, uma maneira de poupar energia e isso acaba dificultando a perda daqueles quilinhos indesejáveis. Além disso, ficar sem comer acaba fazendo com que a pessoa coma mais na próxima refeição e busque consumir alimentos mais calóricos como forma de compensação, o que pode resultar em um ganho de peso.

Saiba Como ter uma alimentação saudável

Confira mais

Outra maneira de manter uma alimentação saudável é sentir prazer comendo. Não se torne escravo das calorias e das dietas. Existem pessoas que acabam se preocupando demais com a forma física e por isso sofrem maiores oscilações de peso. Além disso, cuidar do corpo com a prática de exercícios físicos, com uma alimentação saudável e principalmente estar bem consigo mesmo são as melhores formas de se obter qualidade de vida.

Saiba Como ter uma alimentação saudável

Busque alimentos naturais

Outra maneira de manter uma alimentação saudável é buscar consumir alimentos naturais. Fuja das refeições que contenham muitos produtos industrializados. Por isso, se for tomar um suco de frutas, opte pelo natural, pois os industrializados contêm muitas substâncias que possuem altas quantidades de sódio e podem sobrecarregar os rins e causar e hipertensão. O mesmo acontece com o macarrão. Se for comer um macarrão industrializado, o ideal é optar por fazer um molho caseiro.

Fazer substituições também é uma maneira de manter uma alimentação saudável. O ideal é que os alimentos mais gordurosos e pesados sejam substituídos por versões mais leves quando for possível. Uma boa dica é trocar o presunto pelo peito de peru, prefira o atum em água no lugar do atum em óleo, substitua o queijo parmesão ralado por ricota ralada e defumada, etc.
Vale ressaltar que nessas horas nenhum alimento é proibido, mas o ideal é que os pratos sejam coloridos.

Como ter uma alimentação saudável - saiba mais

Escolha o lugar certo para comer

Escolher o lugar certo para comer também é uma ótima maneira de manter uma alimentação adequada e saudável. As refeições devem ser sempre feitas sem pressa e de preferência em lugares tranquilos, sem ruídos desagradáveis, como assistindo televisão ou na frente de um computador. Além disso, é importante mastigar muito bem os alimentos e comer sem pensar nos futuros compromissos. Isso é importante porque nessas situações costumamos perder a noção da quantidade de comida que estamos ingerindo.

Pesquisar
Artigos Relacionados