Como proteger a saúde do joelho

links patrocinados

Como proteger a saúde do joelho

O joelho é uma daquelas partes do corpo que as pessoas só percebem a importância quando o mesmo já está lesionado. Confira as dicas, para atletas e não-atletas, de como proteger a saúde do joelho.

Cuidado nos esportes de alta velocidade

Como proteger a saúde do joelho Saiba como proteger a saúde do joelho

Não precisa ser necessariamente um atleta profissional para começar a saber como proteger a saúde do joelho, já que problemas nessa parte do corpo podem ocorrer até mesmo naquele futebol de final de semana com os amigos. São nessas atividades de alta velocidade que há maiores tendências de haver quedas e fortes colisões que venham a machucar os joelhos, como quebras ou rompimento dos ligamentos.

Esportes como o futebol, basquete, handball e futsal exigem das pessoas um maior cuidado em como proteger a saúde do joelho, preferindo sair da partida quando sentir algo de estranho nos joelhos, como pontadas ou dores. Nunca se esforce mais que o necessário nesse tipo de partida, já que as consequências podem ser graves. Outra dica é nunca usar água quente, mas sempre compressas de gelo para aliviar a dor.

Conheça como proteger a saúde do joelho

Como proteger a saúde do joelho: use os tênis corretos

Utilizar um calçado não preparado para as atividades físicas é perigoso, principalmente em corridas e caminhadas, mesmo que mais leves. Ao praticar essas ações, mesmo que não seja por esporte, saiba como proteger a saúde do joelho com o sapato adequado. Prefira os tênis que absorvem o impacto da pisada, aqueles com tecnologia de amortecimento, para que haja menos probabilidade de haver uma contusão.

O uso contínuo de calçados como o salto alto e mais fino também pode lesionar os joelhos, já que é exigido bem mais esforço do corpo ao fazer os movimentos com essa curvatura dos pés. Sendo uma dica de como proteger a saúde do joelho, use saltos em situações especiais, preferindo os mais baixos e grossos no dia a dia.

Dicas de como proteger a saúde do joelho

Faça alongamento e aquecimento

O simples fato de levar o filho ao colégio a pé já é exigido que a pessoa faça alongamentos antes da caminhada, tudo para que as articulações fiquem mais estáveis e preparadas para esse tipo de exercício. Apesar de o alongamento ser feito na parte dos músculos, isso auxilia a como proteger a saúde do joelho por causa da pressão entre os ossos do mesmo.
Já quem vai praticar esportes ou fazer academia é indicado também fazer o aquecimento, como uma das dicas de como proteger a saúde do joelho.

Como proteger a saúde do joelho - saiba mais

Como proteger a saúde do joelho: cuidado mulheres

Apesar dos homens serem vistos como aqueles que mais fazem atividades físicas pesadas, as mulheres possuem um físico mais disposto a ter problemas. Precisando dobrar o cuidado na hora de como proteger a saúde do joelho, a dica do salto alto é muito válida, já que existem aquelas que trabalham o dia todo com botas ou sandálias altas e nem percebem que o problema pode ir muito além dos pés. Ainda já maiores chances de quedas e lesões, principalmente quando a mulher já está com uma idade mais avançada.

Pesquisar
Artigos Relacionados