Como prevenir a gengivite

links patrocinados

Como prevenir a gengivite

Cuidar da saúde é fundamental para uma boa qualidade de vida e estes cuidados, devem começar pela boca. Uma pessoa, sem nenhuma patologia ou problema dentário deve procurar um dentista de seis em seis meses, para, desta forma, realizar procedimentos de limpeza bucal, visto que o cúmulo de sujeira é a grande precursora de problemas odontológicos como as cáries que causam inúmeras complicações.

Confira mais

Como prevenir a gengivite Saiba Como prevenir a gengivite

Dentre os “malês da boca” a gengivite é um dos mais recorrentes e perigosos, visto que as pessoas que a possuem dificilmente sabem da sua existência. A gengivite é, nada mais do que uma inflamação na gengiva ocasionada por uma placa sem higienização (placa é o nome dado uma camada de bactérias incolor que se forma na gengiva e nos dentes constantemente), desta forma, a falta de escovação e da passagem de fio dental, são as principais causas dessa patologia, sendo, a prevenção da gengivite, uma boa escovação e passagem de fio dental.
Se a gengivite for tratada logo no início, esta não apresenta nenhuma sequela, porém, se esta chegar ao tecido conjuntivo que segura os dentes e aos ossos, ela se tornará uma doença denominada periodontite que deixa sequelas irreversíveis na mandíbula e nos dentes.

Prevenir a gengivite

Sintomas da Gengivite

Dentre os sintomas mais expressivos da gengivite, o inchaço e uma dor constante nas gengivas são as principais, além do recorrente sangramento, classicamente descoberto quando o enfermo morde frutas como a maçã ou a pera, que entram pelos dentes e “cutucam” a gengivas, ocasionando no sangramento. A retração da gengiva também é um sintoma muito frequente, esta, dá a sensação de que os dentes estão mais longos, o mau hálito também é outro sintoma clássico e característico desta doença.

Como prevenir a gengivite - saiba mais

Dicas para Prevenir a Gengivite

A principal dica para prevenir a gengivite é escovar os dentes de forma correta por, pelo menos, três vezes ao dia e fazer uso do fio dental todos os dias, entretanto existem algumas outras dicas que previnem a gengivite, como por exemplo, a escovação das gengivas, a escovação dentária a partir de uma escola elétrica que reduz em 90% o número de placas, realizar a limpeza dentária a, pelo menos, cada seis meses, ingerir alimentos que contenham quantidades favoráveis de vitaminas C, esta está presente em frutas como: a laranja, a acerola e o limão, caso você tenha dificuldade em reter esta vitamina, converse com o seu nutricionista e procure outros meios para para conseguir as quantidades mínimas desta, pois, a sua falta influi diretamente em diversas patologias, como a gengivite. Se livre dos vícios como álcool e cigarro, pois, aquele, impede a retenção de alguns sais e vitaminas e este, influi diretamente na formação de placas, dificultando a remoção destas.

Conheça Como prevenir a gengivite

Saúde e Estética

Além de uma estética debilitada, pois a gengivite ocasiona um aspecto alongado dos dentes e o inchaço da gengiva, esta têm grandes impactos na saúde de qualquer pessoa, pois, visto que se trata de um processo inflamatório, febres, alterações no sistema linfático e outras dezenas de consequência turbularão o seu organismo por, no mínimo sete dias.

Pesquisar
Artigos Relacionados