Como parar de roncar

links patrocinados

Como parar de roncar

No senso comum, costuma-se dizer que o roncador é sempre o último a saber. De fato, são raros os casos em que a própria pessoa descobre seu ronco. Na imensa maioria das vezes, o ronco é percebido por companheiros ou, em alguns casos mais graves, até por pessoas que dormem em outros cômodos da casa. Além de ser um incômodo para quem está por perto, o ronco também pode ser causa ou consequência de alguns problemas mais graves. Abaixo, saiba um pouco mais sobre o que é o ronco e como parar de roncar.

O que causa o ronco

Como parar de roncar Confira Como parar de roncar

Ronco é causado pela passagem de ar na faringe, quando este órgão se afunila. O processo é muito parecido com aquele das bexigas de ar: quando enchemos uma bexiga e deixamos o ar sair de uma vez, há uma vibração na ponta do balão que provoca diversos barulhos. Essa válvula de saída dos balões é mais ou menos como nossas faringes.

O ronco é muito comum entre as pessoas e nem sempre acusa algum outro problema de saúde. O ronco é mais comum quando dormimos em decúbito dorsal, ou seja, com a barriga virada para cima. Nesta posição, a língua ajuda a obstruir um pouco as vias aéreas, causando a vibração. Entretanto, se você só ronca nesta posição, basta deitar-se de lado para eliminar o problema. O ronco começa a ser mais preocupante quando é persistente e alto. Nestes casos, é preciso adotar alguns hábitos para ajudar a parar de roncar.

Saiba Como parar de roncar

Hábitos que ajudam a parar de roncar

O ganho de peso é uma das grandes causas do ronco. Embora o abdômen seja a parte mais visível do acúmulo de gordura, o mesmo acontece no pescoço, o que prejudica a passagem natural do ar. Isso, claro, não significa que pessoas obesas necessariamente ronquem, ou que pessoas no peso ideal estejam livres de roncar. Mas, se você está fazendo algum tratamento para parar de roncar, é ideal que também preste atenção na dieta.

É muito comum que pessoas que não roncam apresentem episódios de ronco em dias que consumiram álcool ou medicamentos, principalmente tranquilizantes. Isso ocorre por um excesso de relaxamento muscular. Portanto, a moderação no consumo destes produtos pode ajudar a parar de roncar.

Conheça Como parar de roncar

Outros cuidados para parar de roncar

O ronco também pode ser causado por problemas anatômicos, como uma dentição torta ou desvios de septo nasal. Nestes casos, a melhor maneira de diagnosticar a causa do ronco é consultar um odontologista ou um otorrino. Algumas alergias, como a rinite, também podem causar o ronco, pois dificultam a respiração durante o sono.

Dicas de Como parar de roncar

Apneia

O ronco pode ser o sintoma de uma doença bastante grave, a apneia do sono. A apneia é uma paralisação temporária da respiração enquanto dormimos, o que prejudica a oxigenação do sangue. Se você ronca com frequência, é ideal consultar um otorrinolaringologista para verificar se o problema não é sintoma da apneia do sono. Se não for tratada, a apneia pode levar a problemas cardiovasculares.

Pesquisar
Artigos Relacionados