Como melhorar a Memória

links patrocinados

Como melhorar a Memória

Você já se perguntou por que algumas pessoas tem mais facilidade em memorizar senhas, nomes e objetos, enquanto você ou algum conhecido tem muita dificuldade?

A memória tem com certeza uma das funções mais importantes e mais complexas do cérebro humano. Por isso, a dificuldade com aspectos relacionados à memória, seja em pessoas de mais idade ou em pessoas jovens, de qualquer classe social, é um problema corriqueiro, além de ser uma queixa comum.

E na maioria das vezes, essa incapacidade de memorização está relacionada diretamente à falta de estímulos e não a doenças cerebrais especificas. Com exercícios simples, é possível melhorar a capacidade da memória de uma pessoa.

Isso porque, nem tudo o que vemos e ouvimos é fixado pelo cérebro. O cérebro humano grava apenas aquilo que ele denomina e considera importante. Por isso, uma boa memorização é feita através de um estímulo adequado, de forma intensa, repetida e relevante.

Dicas de como melhorar a memória

Como melhorar a Memória Saiba Como melhorar a Memória

Para melhorar a memória, siga alguns procedimentos básicos. Por exemplo, procure realizar as suas atividades em ambientes adequados. Se for estudar ou trabalhar, opte por ambientes iluminados, silenciosos e organizados.

Se concentre em uma atividade de cada vez ao invés de tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Este é o considerado o erro mais fatal. Tente identificar as suas prioridades e se concentre naquilo. Assim, os esquecimentos serão cada vez mais raros.

Conheça Como melhorar a Memória

Confira mais

Procure dormir pelo menos 8 horas ininterruptas por noite. O bom funcionamento do nosso cérebro depende principalmente de descanso.

Evite remédios para dormir. A não ser que eles sejam prescritos por algum médico de sua confiança, utilizando-o sempre com bom senso e sob orientação.

Evite ingerir álcool e evite também o cigarro. Estes são os grandes vilãos da memória. Além disso, a longo prazo, estas substancias podem causar graves casos de esquecimento e ainda a redução do tamanho do cérebro.

Melhorar a Memória

Mais dicas para melhorar a memória

Mantenha sempre uma alimentação saudável e opte por alimentos de fácil digestão e em quantidades reduzidas. Nunca se esqueça também de beber bastante água durante o dia.

Exercite o seu cérebro realizando novas atividades no seu dia a dia. Uma boa dica é aprender outros idiomas e também novos esportes.

Se o problema persistir e aumentar a frequência de ocorrência e ela começas a atrapalhar as suas atividades rotineiras, consulte um neurologista.

Confira Como melhorar a Memória

Alimentos que ajudam a melhorar a memória

Alguns alimentos também ajudam a melhorar a memória, como por exemplo o peixe, rico em ômega 3, este alimento tem uma gordura essencial para o desenvolvimento e a formação do tecido cerebral.

Os chocolates meio amargos e as nozes, aumentam a capacidade de concentração. O suco de laranja ajuda no processamento das informações e ainda fornece ao cérebro humano energia para melhorar a concentração.

Procure também ingerir frutos vermelhos, legumes e frutas em geral, porque estes alimentos ajudam no combate do envelhecimento, melhorando a capacidade de renovação das células do nosso corpo. Além disso, são eles que nos protegem de doenças mentais degenerativas.

Pesquisar
Artigos Relacionados