Como incluir legumes e verduras na alimentação das crianças

links patrocinados

Como incluir legumes e verduras na alimentação das crianças

Os costumes do que se come e de como se come são adquiridos logo no início da vida. Quando crianças, as pessoas começam a ter os primeiro contatos com determinados alimentos, e dependendo de como for a primeira experiência com alguns ingredientes, isso poderá influenciar a vida da criança por muitos anos, para o bem ou para o mal.

Alimentação das crianças

Como incluir legumes e verduras na alimentação das crianças Saiba Como incluir legumes e verduras na alimentação das crianças

Desde bebê, é importante deixar um pouco de lado as papinhas industriais e qualquer tipo de alimento que não seja natural. As frutas são uma ótima maneira de brincar e variar no cardápio para que as crianças tenham acesso a experimentar diferentes sabores de diferentes maneiras. Substitua as papinhas que você compraria no mercado por frutas amassadas e vitaminas, isso vai fazer com que o consumo de frutas e leite se torne parte da rotina da criança.

Grãos e outros ingredientes integrais também podem inteirar o menu e fazer com que algumas receitas possam ser executadas de maneira diferente, como os pães e bolos, que podem ter a farinha de trigo substituída por farinha integral, por exemplo. Assim, a resistência da criança em uma idade mais avançada será bem menor.

Alimentação das crianças

Como incluir legumes e verduras na alimentação das crianças

Como incluir legumes e verduras na alimentação das crianças sem maiores traumas? O ideal é criar um clima de experimentação mesmo. Oferecer diferentes tipos de verduras e legumes na alimentação e de diferentes maneiras é essencial, como por exemplo, inserir saladas e folhas em sanduíches. Misturar verduras com pratos que envolvem massas, por exemplo, também é uma boa técnica! Assim, a criança terá o primeiro contato com a verdura de maneira mais leve, mas aí sim, começar a demonstrar novas formas de apresentar alguns alimentos.

As tão queridas fast foods também podem entrar na brincadeira! Fazer hambúrguer e cachorro quente em casa possibilita a construção do lanche de um jeito mais saudável: colocando temperos verdes, saladas, e outros ingredientes diferentes.

Legumes e verduras na alimentação das crianças

Natural

Independente do jeito que a criança for conhecer frutas, verduras e outros alimentos, é essencial tratar essa situação com a naturalidade que ela merece. Comer uma verduras e se alimentar da maneira correta em todas as refeições é um ato natural que deverá ser conservado pelo resto da vida.

Ou seja, por mais que a criança demonstre resistência em experimentar alguns ingredientes, o segredo não é forçar, necessariamente. Mas ir aos poucos mostrando a necessidade do consumo de tal alimento, entrando em acordo com a criança e fazendo combinações de quantias menores porém frequentes no prato.

Confira Como incluir legumes e verduras na alimentação das crianças

Regras à mesa

Para isso tudo funcionar, a família toda deve estar no mesmo ritmo. Não é proibido comer uma “besteira” de vez em quando, mas isso deve ser exceção. Portanto, os pais devem seguir seus próprios conselhos, assim, os filhos poderão se espelhar em sua família e em seus costumes. Isso torna tudo mais fácil! Portanto, não deixe de ensinar seus filhos a se alimentarem da melhor a mais variada maneira. A hora é agora.

Pesquisar
Artigos Relacionados