Como evitar anemia em crianças

links patrocinados

Como evitar anemia em crianças

Na fase da infância é muito importante investir em uma alimentação balanceada e rica no máximo de vitaminas e nutrientes possível. É nessa fase que a criança irá criar a cultura de alimentação para o resto de sua vida, e é por isso que o importante é apresentar à criança um mix de alimentos bem balanceado.

É bastante comum que as crianças não gostem de determinados de alimentos, preferindo sempre as opções como chocolates, balas, e doces em geral. Uma boa ideia é oferecer doces como recompensa para alimentação da hora do almoço, por exemplo. O essencial mesmo é oferecer várias opções de receitas com ingredientes que podem não ser os mais adorados, mas são importantes para o organismo.

Como evitar anemia em crianças

Como evitar anemia em crianças Saiba Como evitar anemia em crianças

Uma das consequências para o caso de crianças que não são educadas para se alimentarem com ingredientes saudáveis e essenciais para sua saúde, é a anemia. Essa doença em que o sangue não está capacitado para o transporte do oxigênio para os tecidos do corpo. A anemia é diagnosticada de acordo com o índice de idade e peso das pessoas – isso faz com que as crianças sejam mais propensas a ter esse tipo de doença.
Ao mesmo tempo, a anemia é uma doença que pode ser prevenida facilmente.

Anemia em crianças

Saiba mais

É muito importante para os pais, principalmente, saber como evitar anemia em crianças , e o principal item que não pode faltar no cardápio é alimento rico em ferro. Ingredientes como beterraba e bife de fígado não são os preferidos pelas crianças, contanto, se consumidos com frequência, garantem a quantia adequada de ferro no organismo, evitando a anemia.

Para saber se seu filho está com anemia, observe sintomas como dor de cabeça constante, pele pálida, dificuldades na respiração, indisposição e fraqueza. Levar a criança a um médico profissional garante um diagnóstico certeiro assim como a melhor maneira de tratamento.

O que é anemia

Dicas de receitas

Para inserir no cardápio tanto das crianças quanto dos adultos uma alimentação rica em ferro, vale investir em ingredientes tais como: carnes bovinas com gordura reduzida (como o fígado, por exemplo), frutos do mar (camarão, peixes de águas frias), verduras e legumes como brócolis, espinafre, acelga, e grãos (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha). Esses são itens que podem ser facilmente inseridos na dieta alimentar se misturados com outros alimentos.

Confira Como evitar anemia em crianças

Equilíbrio

Consumir os alimentos citados acima semanalmente garantem um organismo mais saudável, além de evitar doenças como a anemia, por exemplo. Mas é verdade que as crianças, principalmente, tem uma dificuldade maior em aceitar esse tipo de novidade nos pratos.

Então, o ideal é criar um equilíbrio para que as refeições sejam balanceadas. De vez em quando, jantar cachorro-quente, mas no almoço do dia seguinte, investir em um prato como arroz integral, feijão, couve, e carne bovina. Sobremesas também podem ser uma maneira simples e legal de recompensar seu filho por comer o prato todinho.

Vale a pena investir e se esforçar em inserir esses itens na alimentação diária, já que é essa a cultura alimentar que a criança se acostumará pelo resto de sua vida.

Pesquisar
Artigos Relacionados