Como evitar a obesidade em crianças

links patrocinados

Como evitar a obesidade em crianças

A luta contra a balança é um problema de muitas pessoas, incluindo crianças. A obesidade em crianças tem crescido de maneira considerável nos últimos anos. Estima-se que, em duas décadas, a quantidade de crianças obesas aumentos em cinco vezes. Embora alguns fatores genéticos influenciem na condição, na maioria dos casos a obesidade infantil surge devido a maus hábitos, como o consumo excessivo de fast-food e a pouca prática de exercícios físicos. As crianças de hoje têm uma grande tendência a trocar atividades esportivas por videogames, por exemplo. Embora este hábito deva ser combatido, tudo deve ser feito com um cuidado redobrado, para que os exercícios não sejam encarados como punição. Abaixo, conheça um pouco mais sobre a obesidade infantil e como evitá-la.

Questões comportamentais relacionadas à obesidade infantil

Como evitar a obesidade em crianças Saiba Como evitar a obesidade em crianças

Assim como em jovens e adultos, as crianças sedentárias, que se alimentam mal, têm muito mais tendência à obesidade. Um dos agravantes da obesidade infantil é que os hábitos adquiridos nesta fase da vida são muito mais difíceis de serem superados durante a vida adulta. A criança está com sua personalidade em formação, portanto, se ela se acostumar com alimentos pouco saudáveis, dificilmente adotará novos hábitos quando ficar mais velha.

Por isso, a educação nesta fase da vida é de extrema importância. Logo nos primeiros meses de vida, é essencial que o bebê se alimente com leite materno. Durante os primeiros dois anos de vida, as crianças precisam experimentar o maior número possível de alimentos saudáveis, o que auxiliará na formação de um paladar voltado para frutas, legumes e verduras.

Confira Como evitar a obesidade em crianças

O momento da refeição

Durante a infância, o momento das refeições deve ser encarado com muita seriedade. Evite deixar a criança almoçando em frente à televisão. É preciso criar laços emocionais com este momento, compartilhando a alimentação. As crianças são o reflexo de seus pais, portanto, é extremamente importante que os adultos também tenham uma alimentação saudável.

O mesmo se aplica às atividades físicas. Se você pretende evitar a obesidade nas crianças, é preciso adotar hábitos saudáveis, como práticas esportivas ao ar livre. Desde pequena, a criança deve ter a noção de aquela é uma atividade prazerosa, não uma obrigação.

Evite a obesidade em crianças

A importância do café da manhã

O café da manhã é um momento crucial na alimentação das crianças. É preciso oferecer alimentos variados, como leite, cereais e frutas. O café da manhã deve ser tomado sem pressa e, a partir do momento que for possível, a criança deve ajudar a montar a mesa do café. Este senso de participação fará com que a refeição se torna muito mais agradável.

Previna a obesidade em crianças

Outros hábitos

Desde pequeno, acostume seu filho com poucas quantidades de sal. A ingestão de líquidos também é muito importante. Uma alimentação saudável na infância não significa que as crianças devem ser privadas das guloseimas. Contudo, desde o início, não encare doces ou alimentos de fast-food como recompensas. Além de saudável, uma dieta balanceada para crianças ajudará a melhorar o desempenho físico e intelectual, perdurando por toda a vida.

Pesquisar
Artigos Relacionados