Como Calcular o IMC

links patrocinados

Como Calcular o IMC

O Indíce de Massa Corporal, conhecido popularmente apenas pela sigla IMC é o índice usado para medir o nível de gordura corporal de cada pessoa. Vale ressaltar, que este tipo de medição é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde e é ainda uma medida de referência utilizada mundialmente.

Medir o Índice de Massa Corporal é extremamente rápido e muito simples. Vale dizer ainda que este tipo de avaliação permite uma avaliação geral e define se uma pessoa encontra-se em algum grupo de risco de obesidade.

Como calcular o IMC

Como Calcular o IMC Saiba Como Calcular o IMC

Para calcular o Índice de Massa Corporal, basta fazer a divisão do peso da pessoa em questão pela altura ao quadrado. Vale ressaltar que a unidade de medida utilizada para peso é quilogramas, já para a altura é metro.

Por exemplo, no caso de uma pessoa que mede 1.65 metros e pesa cerca de 60 quilos, o resultado do índice de massa corporal será de 22. Isso significa, que este individuo apresenta um peso normal e adequado à sua altura.

Vale ressaltar que a tabela de resultados do índice de massas corporal só é válida para adultos. No caso de crianças existe uma tabela específica conhecida como IMC Infantil, até mesmo porque crianças sofrem constantes mudanças no corpo e apresentam em geral tendência a emagrecer conforme crescem.

Calcular o IMC

Resultados da Tabela de Índice de Massa Corporal, o IMC

Na fórmula apresentada para medição do Índice de Massa Corporal de cada indivíduo, IMC = peso / altura x altura, apresentam resultado normal os indivíduos cuja a divisão apresente o valor de 18,5 a 24,9 kg/altura ao quadrado. São considerados abaixo do peso, indivíduos que apresentarem o valor abaixo de 18,5 kg/altura ao quadrado.

Indice de massa corporal

O resultado 25 a 29,9 representa os indivíduos com excesso de peso

Indivíduos com Obesidade Leve apresentam o resultado que varia de 30 a 34,9 kg/altura ao quadrado. Já indivíduos com Obesidade Severa, considerado o Grau II da Obesidade, apresentam um resultado que varia de 35 até 39,9 kg/altura ao quadrado. Acima deste último valor, encontram-se os indivíduos que apresentam Obesidade Mórbida e que encontram-se no grupo de risco.

Em resumo:

Abaixo de 18,5 kg/altura ao quadrado – Indivíduos abaixo do peso recomendado.

Entre 18,5 e 24,9 kg/altura ao quadrado – Indivíduos com peso considerado normal.

Entre 25 e 29,9 kg/altura ao quadrado – Indivíduos com excesso de peso.

Entre 30 e 34,9 kg/altura ao quadrado – Indivíduos com Grau I de Obesidade (Leve).

Entre 35 e 39,9 kg/altura ao quadrado – Indivíduos com Grau II de Obesidade (Severa).

Acima de 40 kg/altura ao quadrado – Indivíduos com Grau III de Obesidade (Mórbida).

Confira Como Calcular o IMC

Observações Importantes sobre a massa de gordura corporal

Existe uma outra fórmula para calcular o índice corporal de gordura. Este método recebe o nome de Recíproco do Índice Ponderal, também conhecido pela sigla RIP. Para obter o índice corporal de gordura divida a altura utilizando centímetros como unidade de medida pela raiz cúbica do peso do indivíduo, em quilos.

Caso você se encontre em algum estágio de obesidade, procure um endocrinologista ou profissional de sua confiança, para que ele o auxilie na perda de peso.

Pesquisar
Artigos Relacionados