Como calcular IMC

links patrocinados

Como calcular IMC

Como calcular o IMC

Há controvérsias sobre a origem do Índice de Massa Corpórea, ou simplesmente IMC, um cálculo usado para determinar se uma pessoa está em seu peso ideal, abaixo ou acima dele. O que se sabe com certeza é que este cálculo passou a ser usado em todo o mundo como forma de determinar a obesidade de uma pessoa a partir da década de oitenta.

O Índice de Massa Corpórea, também chamado de Índice de Massa Corporal, é atestado pela Organização Mundial de Saúde e é adotado em todo o mundo por médicos e também por pessoas que querem ter uma ideia se estão em dia com a saúde de acordo com o peso.

O que é Índice de Massa Corpórea (IMC)?

É importante ressaltar que o IMC deve ser usado apenas como um parâmetro e não como um número 100% exato e isto porque o teste possui algumas falhas. Pessoas que frequentam a academia regularmente e são musculosas podem apresentar um IMC elevado, o que indicaria sobrepeso, mas neste caso o número acima do ideal de acordo com a tabela é ocasionado por causa da maior quantidade de músculos e não de gordura.

Como calcular IMC - o que fazer

Pessoas idosas também costumam ter mais gordura do que pessoas mais jovens, o que é comum por conta da flacidez, e esta característica também pode ocasionar alteração no resultado. Outro fator que condena o IMC é o fato de, em alguns países, os resultados da tabela serem inapropriados. Pessoas de origem asiática, por exemplo, podem ser consideradas obesas se alcançarem um índice que no Brasil é tido como relativo a sobrepeso.

Como calcular o IMC

Para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) é preciso saber o peso e a altura. O resultado é alcançado após a aplicação da fórmula peso dividido pela altura ao quadrado. Com o resultado em mãos basta conferir a tabela com as classificações. Índices abaixo de 18,5 indicam que a pessoa está abaixo do peso, índices entre 18,5 e 24,9 indicam peso normal, índices entre 25 e 29,9 indicam sobrepeso e índices acima de 30 indicam que a pessoa está obesa.

Como calcular IMC - gordo ou magro

Alternativas ao IMC

Como já foi dito, o Índice de Massa Corporal (IMC) apresenta algumas falhas que muitas vezes tornam o índice não totalmente confiável. Por conta disto, quando se quiser saber com precisão a taxa de obesidade é mais recomendável medir a circunferência da cintura, visto que a gordura concentrada no abdômen indica perigo quando em excesso, ou então medir a taxa de gordura corporal, o que pode ser feito com o auxílio de um adipômetro.

Quem confiar mais nos cálculos pode apelar para outro índice, o Índice de Adiposidade Corporal, este mais eficaz por levar em conta a acumulação de gordura nos tecidos. Para se chegar ao resultado do IAC é preciso dividir o número do quadril pela altura multiplicada por dois menos dezoito. Neste caso, um índice de 21 a 32 indica peso saudável para mulheres e um índice entre 8 e 20 indica peso saudável para homens. Mulheres que apresentarem índice entre 33 e 38 estão com sobrepeso e homens com índices entre 21 a 25 estão nesse patamar. Valores acima de 38 revelam obesidade para mulheres e valores acima de 25 indicam o mesmo para homens.

Como calcular IMC - fórmula IMC - como calcular

Vídeo Como calcular IMC

Confira um vídeo sobre Como calcular IMC:

Pesquisar
Artigos Relacionados