Combatendo a Cãibra, Cálculos Renais, Câncer e Colesterol

links patrocinados

Combatendo a Cãibra, Cálculos Renais, Câncer e Colesterol

Uma das formas de combater a cãibra é ingerindo alimentos que desempenham um papel importante para que os músculos funcionem corretamente. A glicose por exemplo é utilizada como fonte de energia para as atividades musculares. Já as vitaminas, principalmente as do complexo B, desempenham um importante papel na conversão de proteínas, carboidratos e de gorduras em energia. O potássio, sódio, o cloreto e outros minerais acabam enviando impulsos nervosos para os músculos do cérebro. Já o cálcio é o grande responsável pelo desfecho de uma atividade muscular, em conjunto com o potássio, que é famoso pela prevenção e pelo alívio de cãibras. As melhores fontes de cálcio e de potássio são as nozes, suco de tomate, frutas cítricas, banana, sementes de girassol e damasco.

Protegendo-se contra o aparecimento de cálculos renais

Combatendo a Cãibra, Cálculos Renais, Câncer e Colesterol Combatendo a Cãibra, Cálculos Renais, Câncer

Uma das formas de se proteger contra o aparecimento dos temidos cálculos renais, também conhecida como pedras nos rins, é ingerindo bastante líquido. O ideal é beber ao menos dois litros de água ao dia. Esta quantidade irá ajudar a repor a quantidade perdida de líquido através de excreção e pela transpiração e ainda ajuda a limpar o sistema urinário. Vale ressaltar que as pedras nos rins são formadas por componentes da urina, como o fósforo, o ácido úrico, a cistina e o cálcio. Quando esses minerais se concentram demais, acabam formando cristais.

Combatendo a Cãibra, Cálculos Renais

Confira mais

Pessoas que já possuam no histórico familiar tendência a ter pedra nos rins devem evitar o consumo de alimentos com alta quantidade de oxalato, como a beterraba, a batata doce, o espinafre, o amendoim, a cenoura, o chocolate, as nozes e o quiabo. Vale ressaltar que deve-se evitar o excesso de consumo de alimentos com proteínas de origem animal, como os peixes, embutidos, o bacalhau, a carne bovina, a carne suína e os mariscos. Isso porque eles têm substâncias em sua composição que acabam originando o ácido úrico, que está diretamente ligado à formação dos cálculos renais.

Combatendo a Cãibra

Protegendo-se do câncer

O câncer é uma das doenças que mais mata no Brasil, mas, com a adoção de alguns hábitos saudáveis, você pode diminuir o risco de aparecimento da doença. O consumo de vegetais e de frutas por exemplo, está diretamente associado à minimização do risco de diversos canceres. Isso acontece porque esses tipos de alimentos são extremamente ricos em fibras, bioflavonoides, antioxidantes, vitamina A, vitamina C e em selênio, que ajudam a retardar o aparecimento da doença. As fibras por exemplo, são ótimas aliadas na luta contra o câncer de intestino. Outra forma de prevenir-se contra o aparecimento de câncer também é ficar atento à ingestão de bebidas alcoólicas e com o excesso de carne. Uma boa opção são as carnes mais magras.

Combatendo a Cãibra, Cálculos Renais, Câncer e Colesterol - saiba mais

Luta contra o colesterol alto

Na luta contra o colesterol alto é importante consumir uma dose baixa de gordura ao dia. O azeite de oliva, o óleo de soja, o óleo de canola, a castanha, o abacate e a amêndoa são integrantes do grupo da gordura do bem, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim e elevam as taxas de colesterol bom.

Pesquisar
Artigos Relacionados