Colesterol – Tratamento e Tipos de Colesterol

links patrocinados

Colesterol - tratamento e tipos de colesterol

Colesterol – Tratamento e Tipos de Colesterol

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o

colesterol

é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Trata-se de um lipídio (ou gordura) que compõe a membrana das células existentes em diversos órgãos vitais, como o cérebro, o coração, os músculos, a pele, o fígado, etc. Ele é em grande parte produzido pelo nosso próprio corpo, sendo que em média 30% provêm dos alimentos de origem animal que consumimos.

Além disso, o colesterol é importante na produção de hormônios, os ácidos utilizados na digestão de gorduras e na absorção da vitamina D, por exemplo. O problema está quando o corpo possui colesterol em excesso, principalmente o LDL, o conhecido “colesterol mal”.

Tipos de Colesterol

Tratamento Colesterol

No sangue se encontram dois tipos de colesterol: o LDL (sigla que corresponde em inglês a “low density lipoprotein”), considerado o “mau” colesterol, pois pode se fixar nas paredes das artérias, causando doenças como derrame e infarto do miocárdio; e o HDL (ou “high density lipoprotein”), conhecido como “o bom colesterol”, ele leva o colesterol do sangue para o fígado e, após filtrado, é eliminado do corpo.

Como controlar os níveis de Colesterol

Há diversas formas de controlar o nível de colesterol do corpo. Talvez a mais evidente seja adquirindo hábitos alimentares mais saudáveis, evitando alimentos industrializados (bolos, biscoitos, salgadinhos, etc.) e as gorduras saturadas, encontradas em produtos de origem animal (carnes, frutos do mar, ovos e leite, etc.), por exemplo.

Cuidados com o Colesterol

Pratique também exercícios físicos e esportes regularmente e mantenha o peso, pois, ao emagrecer, as taxas do colesterol “ruim” caem e as do colesterol “bom” aumentam. Os exercícios também ajudam a diminuir o estresse, que pode contribuir para o colesterol em excesso no sangue.

Evite também o consumo de cigarro, que destrói as reservas de vitaminas do corpo e contribui para diversos tipos de doença, inclusive as cardíacas, também relacionadas diretamente aos altos índices de colesterol, pois o uso do cigarro faz contrair as artérias e aumentar a pressão sanguínea.

Consulte um médico

Colesterol no organismo

É necessário consultar um médico regularmente após os 30 anos, idade em que os níveis de colesterol tendem a subir. Um simples exame de sangue pode detectar a possibilidade de um ataque cardíaco, por exemplo. Além disso, muitas vezes as dietas e exercícios não conseguem sozinhos atuar na diminuição do colesterol, e é necessário o tratamento por medicamento.

Há ainda os fatores hereditários que devem ser observados. Estes fatores independem do estilo de vida da pessoa e podem ser a causa dos altos níveis da substância no organismo.

Doenças causadas pelos altos níveis de Colesterol

O alto nível de colesterol no sangue, ou hipercolesterolemia, é um problema de saúde crescente em todo o mundo, e também, entre os brasileiros. Isso se deve ao grande consumo de alimentos ricos em colesterol em relação aos alimentos ricos em fibras, à falta de exercícios regulares e aos altos índices de obesidade, além dos fatores genéticos.

Ao colesterol, estão associadas a diversas doenças, como os ataques cardíacos, os acidentes vasculares cerebrais (AVC) e a aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias).

Indice de Colesterol Colesterol LDL

Pesquisar
Artigos Relacionados