Colesterol HDL

Colesterol HDL

Algumas pessoas acham que o colesterol sempre é ruim, que ‘entope’ as veias e causa infartos. Mas saiba que o HDL, também conhecido por colesterol bom, é necessário para que o organismo funcione adequadamente.

O colesterol contém lipídios, que fornecem energia ao corpo, e pode ser encontrado nas carnes e nos alimentos derivados, mas também é produzido pelo fígado.

Objetivo do Colesterol HDL

O objetivo do colesterol é manter as células nervosas e fazer funcionar alguns hormônios do organismo, como a progesterona e o estrogênio, ambos relativos às características sexuais.

Para que o colesterol cumpra sua função, é preciso cuidar. Dividido entre o Colesterol HDL e o LDL, o importante é que o HDL esteja alto e o LDL esteja baixo. Apesar de ser contraditório, a explicação é simples: o LDL é a chamada lipoproteína de baixa intensidade, que carrega colesterol e glicerídeos de onde estão sendo muito produzidos para outros lugares que estão precisando.

Em muita quantidade, o LDL exagera no transporte e faz com que essas substâncias fiquem acumuladas, causando doenças, como infartos e arteriosclerose.

Aumento do Colesterol HDL

O aumento do Colesterol HDL no sangue é necessário porque ele retira esse acúmulo de colesterol e glicerídeos e transporta-os de volta ao fígado, para que sejam eliminados pelo organismo.

Para diminuir o LDL e aumentar o Colesterol HDL é importante ter uma alimentação saudável, sem muitas frituras e gorduras. Fazendo isso, você diminui consideravelmente o risco de doenças e o seu corpo age direitinho.

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são causadas principalmente pelo excesso de gordura, sal, álcool e tabaco. Estas doenças atacam o sistema circulatório, deste modo, atacando o coração. Vários tipos de doenças cardiovasculares são conhecidos nos dias atuais, como por exemplo, os acidentes vasculares celebrais, enfarte de miocárdio, arritmia, entre tantos outros.

O que fazer para evitar possíveis complicações com doenças cardiovasculares

A principal conduta que uma pessoa deve ter para evitar estes tipos de doenças é uma vida balanceada, ou seja, praticando muito exercício físico e melhorando o seu habito alimentar. Também é necessário ficar atento a possíveis infecções que possam acontecer em qualquer parte do corpo.

Consumo de bebida alcoólica com moderação pode ser benéfico

As doenças cardiovasculares mais comuns nos dias atuais são os enfartes do miocárdio, a angina de peito, a aterosclerose e os AVC’s, que por sua vez significa Acidente Vascular Cerebral. Estudos demonstram que o consumo exagerado de bebida alcoólica é prejudicial, causando possíveis complicações com relação a doenças cardiovasculares. Entretanto, o consumo moderado dela, pode ser benéfico.

O infarto agudo no miocárdio é conhecido popularmente, apesar de que de forma errada, por ataque cardíaco. Esta doença trata-se de um processo resultante da morte do tecido devido à falta de condições adequadas do coração levar nutrientes e oxigênio para esta parte.

GD Star Rating
loading...
Colesterol HDL, Nota: 4.3 de 5 com 18 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados