Colesterol alto

links patrocinados

Colesterol alto

Colesterol alto

Sobre o Colesterol alto

Você sabe como está seu colesterol? Mesmo fazendo exames regularmente, é preciso tomar cuidado. O colesterol alto pode trazer sérios riscos de doença no coração. Saiba o que é e como se prevenir.

Não há sintomas para o colesterol alto. Na verdade, o colesterol é um tipo de gordura fabricada pelo corpo ou adquirida por meio da alimentação. Em geral, serve para o crescimento e regeneração das células do corpo. Além disso, produz hormônios sexuais e pode ajudar na digestão.

Tipos de Colesterol alto

Existem dois tipos de colesterol: HDL e LDL. O primeiro é o chamado “colesterol bom”. Quanto mais existente no corpo, menos o risco de doenças cardíacas e maior a remoção do colesterol da parede das artérias. O HDL é responsável por levar o colesterol para o fígado, reaproveitá-lo e descartá-lo. Já o LDL pode ser prejudicial à saúde caso exista em altas concentrações no corpo humano.

Causas do Colesterol alto

Má alimentação, falta de atividade física e até histórico da doença na família colaboram para desenvolver um colesterol alto. Outros problemas de saúde, como diabetes, também favorecem seu surgimento.

Cuidados com o Colesterol alto

Para quem está com o colesterol alto, é indicado um maior cuidado com os alimentos. Se você desconfia desse problema, evite comer muitos alimentos com gordura. É recomendado consultar um nutricionista.

Fazer exercícios regularmente e cuidar do excesso de peso também são fundamentais para se evitar o colesterol alto. O fumo também deve ser cessado. Substâncias presentes no cigarro reduzem os níveis de HDL. Essa situação se inverte ao parar de fumar.

Dieta contra o colesterol: O que é e como funciona

Se você sofre com o colesterol ruim, nem que você siga à risca as doses e os horários dos medicamentos, as taxas de colesterol jamais entrarão no eixo sem que você controle a sua alimentação. Mas, saiba que o contrário pode vir a acontecer, já que algumas pessoas conseguem montar um prato tão saudável e se mantêm longe da farmácia.
A primeira medida para manter uma dieta saudável contra o colesterol é reduzir a quantidade de ingestão de alimentos de origem animal e aumentar a quantidade de vegetais consumidos nas refeições.

Confira mais

Dieta contra o colesterol: O que é e como funciona Conheça a Dieta contra o colesterol: O que é e como funciona

Antes que você pense que pode encher o seu prato com uma enorme porção de batata frita, vale ressaltar que alguns tipos de gordura, como a poli-insaturada pode derrubar os níveis de colesterol bom, facilitando assim a formação de placas nas artérias.
Esqueça de uma vez por todas as receitas sem gosto e mande para longe toda a monotonia na hora de comer. Vença a luta contra o colesterol alto, sem abrir mão de comer bem.

Saiba a Dieta contra o colesterol: O que é e como funciona

Dieta contra o colesterol: investindo no consumo de queijos

Uma boa dica para incluir na sua dieta contra o colesterol é investir no consumo de queijos, já que este é um alimento de origem animal. Apesar de ser indicado, até mesmo em pessoas saudáveis, apenas uma fatia fina de queijo amarelo, o cottage e a ricota, com menor teor de gordura são liberados para montar um prato saudável.
Um cuidado importante é com a mussarela de búfala, que apesar de clara, contém altas doses de gordura. Quanto tiver dúvida, o ideal é olhar o rótulo antes de finalizar a sua escolha.

Dieta contra o colesterol: O que é

Linhaça

Outra boa opção de alimento para incluir na sua dieta contra o colesterol é a linhaça. Inclusive, essa semente vem sendo muito procurada por pessoas que querem perder peso. Apesar de haver dois tipos de linhaça, a dourada e a marrom, não existem diferenças significativas na quantidade de nutrientes entre ambas.

Composta por carboidratos, ácidos graxos poli-insaturados, vitaminas, proteínas e fibras, a linhaça é uma ótima opção na luta contra o colesterol, além de ser deliciosa. Ela pode ser adicionada à vitaminas, sopas, sucos e saladas, o que vale é a imaginação e o seu gosto.

Dieta contra o colesterol: O que é e como funciona - saiba mais

Óleos vegetais

Os óleos de girassol, de milho, de soja, de canola, de arroz, de algodão não possuem colesterol porque são produtos de origem vegetal. Por isso, eles são muito recomendados na dieta contra o colesterol. Essa mesma regra vale para o azeite de oliva que juntamente com os óleos, forma uma combinação rica em gorduras insaturadas, ou seja, livres de gordura trans e de colesterol.

Os óleos vegetais também são ótimos para serem utilizados no aquecimento de alimentos, já que não saturam com facilidade, não queimam e toleram temperaturas altas, mas em contrapartida, quando isso acontece, aceleram-se as doenças degenerativas e o envelhecimento. O azeite de oliva por sua vez, deve ser utilizado em temperatura ambiente para controle do colesterol.

Pesquisar
Artigos Relacionados