CNES Net

CNES Net

CNES Net

O CNES Net é uma sigla para Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, sendo que o net significa que é um sistema em rede do tipo online. O objetivo é ter uma referência informatizada com a função de informação e auxílio de gestão das operações que são feitas pelo sistema de saúde pública no país. O CNES está dentro do grande sistema do DATA SUS, que é a instituição responsável pelo departamento de tecnologia da informação do Sistema Único de Saúde (SUS). A função principal desses sistemas é a coleta de informação específica de cada posto de saúde de um município, posteriormente podendo resultar em um gráfico ou relatório sobre toda a situação do sistema público de saúde no Brasil (como por exemplo: qual o maior número de consultas, quantas pessoas possuem pressão alta, qual a quantidade de funcionários nos postos, etc.).

É através do Data SUS que o CNES realiza a coleta de dados, já que é o sistema desenvolvido por eles que possibilita o preenchimento de formulários com questões de interesse dos governos, bem como aplicativos e programas criados especificamente para filtrar determinadas informações e dar um resultado preciso de acordo com aquilo que se está procurando. É a partir desse sistema que se avalia a estrutura geral dos postos de saúde e hospitais públicos. Uma das coisas que causa um certo atraso é a impossibilidade de se comparar vários dados de uma vez, além de os dados geralmente estarem relativamente desatualizados (dependendo do tipo que você está procurando.

O Data SUS foi criado e inaugurado no ano de 2000, sendo que há anos vinha sendo exigido pelos profissionais da área de saúde, tanto os públicos como os particulares, bem como outras áreas de atuação (como assistentes sociais, jornalistas, pesquisadores em geral). Cada relatório apresentado ajuda a traçar um retrato da situação brasileira, como por exemplo quando se fala em número total de leitos, fluxo de pessoas em um posto (ou em toda a cidade), número e condição dos equipamentos tecnológicos, quantidade de funcionários e turnos, quantas pessoas são responsáveis pela fiscalização e supervisão, o número de atendimento prestados e em que tipo de área da saúde (geriatria, obstetrícia, odontologia, entre outros).

Mais informações

Esse tipo de sistema em rede também serve para se ter noção das consultas e exames mais realizados, o que no final das contas poderá ser referência no sentido das doenças e condições que mais preocupam os brasileiros (como obesidade, pressão alta, diabetes, câncer, osteoporose). Outro fator extremamente relevante é a comparação com os anos anteriores (o perfil e a procura dos anos 2000 difere completamente de doze anos depois e assim em diante).

Segundo o site oficial, o CNES Net já recebeu mais de quatorze milhões de visitas, sendo que você pode ajudar a aumentar esse número pura e simplesmente com a sua curiosidade: que tal visualizar qual é o posto de saúde da sua cidade que realiza maior número de atendimentos? Será que ele está super lotado ou consegue dar conta da demanda?

Fotos

Confira Fotos do CNES Net:

CNES NetCNES Net
O CNES está dentro do grande sistema do DatasusO CNES está dentro do grande sistema do Datasus
Site do CNESSite do CNES

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados