Celulite – o que é, tratamento e como prevenir a celulite

links patrocinados

Celulite

Celulite – o que é, tratamento e como prevenir a celulite

O Que é Celulite?

A celulite é uma alteração dos tecidos que ficam sob a pele, devido ao aumento de gorduras ou do mau funcionamento do aparelho circulatório. Muitos associam a celulite com cascas de laranja ou colchões de dormir, por causa do aspecto ondulado que se apresenta na pele. A celulite, em geral, tem maior incidência nos braços, pernas, glúteo e coxas. Para as mulheres a celulite é uma das maiores preocupações no quesito beleza, porque a pele fica com aparência estranha e qualquer roupa ressalta seu aparecimento.

Apesar de a celulite modificar o aspecto da pele, esta alteração não traz problemas para quem os desenvolve. Entretanto há outra espécie de celulite, a infecciosa, que acarreta inúmeros danos à saúde e se não for tratada pode até levar a morte.

Tratamento para Celulite

Na celulite infecciosa o que ocorre é que a alteração da pele se deve por causa de bactérias que invadem o organismo, esta bactéria muitas vezes provém de uma frieira, machucado ou mesmo acne mal curada. Da mesma forma que na celulite comum a infecciosa também se apresenta nas pernas, porém também pode surgir nos pés e no rosto.

Os sintomas da celulite comum são apenas alterações do aspecto da pele, que fica cheia de furinhos. Os graus da celulite comum são 3, no qual o 0 equivale a uma alteração quase que imperceptível da pele, sendo o grau 3 o pior dos aspectos porque a pele produz ondulações mesmo que em repouso e os danos são notados com o uso de roupas mais curtas ou justas. Já os sintomas da celulite infecciosa além das alterações da pele, podem vir acompanhados de febre baixa e muita dor. Há também a ocorrência de vermelhidões e muita ardência no local afetado, podendo inclusive causar a inflamação nos gânglios linfáticos.

Tratamento

Celulite na mulher

O tratamento da celulite comum consiste na mudança de hábitos alimentares, para ocasionar uma perda de peso e diminuir os índices de gordura no local. A ingestão de refrigerantes, lactentes e amidos podem ocasionar alteração da pele ou celulite, portanto é recomendada a diminuição destes alimentos para que a pele volte ao aspecto normal. Há muitos tratamentos que prometem fazer milagres na incidência de celulite, porém nada foi comprovado cientificamente dentre eles estão os tratamentos a laser, com o uso de cremes ou géis anticelulite, drenagem linfática etc.

A celulite infecciosa por se tratar de uma doença grave necessita a utilização de medicamentos antibióticos, como penicilinas e dicloxacilina. Pode-se também utilizar compressas para diminuir a dor e o inchaço.

Prevenção

Causas da Celulite

A prevenção da celulite consiste numa vida saudável livre de gorduras e frituras e a prática de exercícios regularmente. Há também métodos de massagens que auxiliam no bom funcionamento do organismo e na melhora da circulação, hidroginástica e o abandono de hábitos como fumar, ingerir bebidas alcoólicas e evitar alimentos ricos em gordura trans também pode melhorar muito o aspecto da pele do rosto e do corpo.

A celulite infecciosa pode surgir devido ao mau tratamento de doenças como acne, frieira ou outras doenças que ocorrem pelo aparecimento de bactérias. Até mesmo machucados que foram curados sem a higienização adequada do local, podem ocasionar numa celulite infecciosa. Portanto ao surgir qualquer alteração da pele é importante o acompanhamento de um médico dermatologista e evitar consumir medicamentos sem a prescrição do mesmo.

Sintomas da Celulite Remedios para Celulite

Pesquisar
Artigos Relacionados