Causas pouco conhecidas da prisão de ventre

links patrocinados

Causas pouco conhecidas da prisão de ventre

Os grandes culpados pela prisão de ventre já são bem conhecidos e acontecem na grande maioria das vezes por causa do sedentarismo, de uma má alimentação e do estresse. Por isso, em grande parte dos casos, o aumento da ingestão de água, o aumento do consumo de fibras e a prática regular de atividades físicas consegue reverter esse problema.

Mas, por outro lado, existem alguns casos em que apenas essas medidas não são suficientes, já que as causas acabam envolvendo o uso de medicamentos e até mesmo outras doenças, como por exemplo a diabetes.
Conheça algumas das causas pouco conhecidas da prisão de ventre e saiba como reverter esse problema.

Hipotireoidismo

Causas pouco conhecidas da prisão de ventre Causas pouco conhecidas da prisão de ventre

Tireoide é uma glândula localizada no pescoço que é a responsável pela produção de hormônios que ajudam na regulação do funcionamento de diversos órgãos do corpo. Estima-se que pelo menos 15% dos brasileiros sofre com algum tipo de problema nessa glândula, como o hipotireoidismo, uma baixa produção desses hormônios.

E engana-se quem pensa que o hipotireoidismo não causa a prisão de ventre. Isso acontece porque em geral, todo o nosso corpo e organismo pode sofrer com as alterações hormonais, inclusive o intestino. Por isso, se você já faz algum tipo de tratamento para combater esse problema da tireoide, fale com seu médico para avaliar a possibilidade de tomar medicamentos que combatem a prisão de ventre ou a necessidade de mudar alguns hábitos.

Causas pouco conhecidas da prisão de ventre

Hiperparatiroidismo

Outro problema pouco conhecido que pode causar a prisão de ventre é o hiperparatiroidismo. Apesar de não ser muito comum, este problema da tireoide é caracterizado pela excreção de um hormônio que é o grande responsável pela regulação dos níveis de fósforo e de cálcio no nosso organismo.

O hiperparatiroidismo causa um aumento da quantidade de cálcio no nosso organismo e assim, a prisão de ventre acontece. O ideal ao perceber o problema, é procurar um endocrinologista para que ele possa prescrever o tratamento adequado para o combate a este quadro.

Saiba as Causas pouco conhecidas da prisão de ventre

O uso de analgésicos

Outro causa pouco conhecida da prisão de ventre é o uso de analgésicos. Isso porque muitas pessoas costumam realizar pós-operatórios com a administração de analgésicos opioides, que ajudam no alívio de dores. Mas, o que pouca gente sabe é que este tipo de analgésico pode causar uma constipação intestinal, tornando então necessário rever os hábitos alimentares e em casos mais graves, o uso de laxantes.

Causas pouco conhecidas da prisão de ventre - saiba mais

Confira mais

Falando laxantes, o uso indevido e em excesso desse produto também pode ser uma das causas da prisão de ventre. Isso porque existem alguns laxantes apáticos que acabam irritando as mucosas intestinais e que podem criar uma certa dependência do uso desse medicamento. Por isso, quanto mais esse remédio for utilizado, mais o intestino ficará tolerante, sendo necessário a ingestão de uma maior quantidade do medicamento para funcionar.

Em caso de prisão de ventre, procure a ajuda de um médico especialista para que ele possa orientá-lo sobre o tratamento mais indicado para o seu tipo de problema.

Pesquisar
Artigos Relacionados