Causas e tratamentos para gastrite

links patrocinados

Causas e tratamentos para gastrite

A gastrite é uma doença que pode afetar qualquer pessoa. A gastrite nada mais é do que a inflamação da mucosa estomacal, que é, em suma, muito simples de ser tratada. Porém a gastrite aguda pode apresentar outros sintomas mais graves e necessitar de um tratamento específico.

As principais causas para a gastrite são a ingestão excessiva de álcool, anti-inflamatórios, aspirina ou alimentos contaminados por bactérias, vírus ou fungos. Os sintomas mais frequentes são os vômitos com sangue, pois há formação de hemorragias no estômago do indivíduo doente. Azia, queimação no abdômen, náuseas, perda do apetite, hemorroidas entre outros sintomas também pode ser indícios de gastrite.

A gastrite crônica é a gastrite mais ‘clássica’ e a causa dela é a ingestão de alimentos contaminados com a bactéria Helicobacter pylori. A ação desta bactéria destrói a barreira protetora que reveste a mucosa do estômago, fazendo com que o suco gástrico ataque a própria mucosa, inflamando-a e causando assim a gastrite propriamente dita.

Tratamentos para gastrite

A gastrite possui diversos agentes causadores.

Causas e tratamentos para gastrite Gastrite

Bactérias, fungos, vírus, má alimentação, má preparação dos alimentos, consumo de álcool em excesso, fumo, enfim, são várias formas de se adquirir a doença. Por conta disso, o tratamento da gastrite relaciona-se com sua causa . No caso da gastrite ser causada pelo uso de algum medicamento, como anti-inflamatório, a suspensão e a diminuição do uso de tal medicamento pode aliviar as dores e até curar a gastrite.

Tratamentos para gastrite

Saiba mais

Em casos mais graves, somente uma endoscopia pode dar o diagnóstico mais preciso sobre as causas e os sintomas da gastrite. Neste caso, a própria endoscopia pode aplicar medicamentos de ação direta no estômago e eliminar o agente causador.

No caso da gastrite causada pela bactéria Helicobacter pylori, o uso de antibióticos e bloqueadores da produção do suco gástrico podem ajudar no combate à doença.

Causas da gastrite

Prevenção da gastrite

Muitas pessoas dizem que tomar café em excesso causa gastrite. Na verdade não há estudos que comprovem esta teoria e a recomendação é que se consuma café de acordo com a tolerância individual.

De qualquer forma, a prevenção da gastrite está relacionada ao cuidado que temos com a preparação dos alimentos, a higiene pessoal e a ingestão consciente de bebidas alcóolicas e do fumo.

Lembre-se: automedicar-se não é correto. Você deve sempre procurar um médico quando se sentir mal ou tiver dores de estômago muito fortes. Outra dica: sal de fruta não é tratamento para gastrite e ainda pode piorar seu quadro.

Prevenção para a gastrite

Saúde e bem estar

Mantenha uma alimentação balanceada, sempre bem preparada e pratique exercícios físicos regularmente. Essas atitudes, combinadas com bons hábitos sociais só têm a lhe ajudar a manter sua saúde sempre boa e evitar as doenças como a gastrite.

Médicos estão no mundo para serem consultados e lhe indicar o melhor tratamento para sua doença, portanto não compre e tome remédios por conta.

Ser saudável não é difícil e só traz benefícios para sua vida! Evite gastrites e outras doenças. Se preocupe com sua vida e a da sua família!

Pesquisar
Artigos Relacionados