Castanha do Pará: benefícios para saúde

links patrocinados

Castanha do Pará: benefícios para saúde

A castanha do Pará que não é produzida lá

Castanha do Pará é a semente do fruto de uma árvore de mesmo nome, encontrada na Floresta Amazônica ao longo do Brasil, da Bolívia, da Colômbia e de pequenas partes em outros países da região. Curiosamente fora do Brasil ela é conhecida por Brazil Nut por conta de sua abundância aqui, mas a maior produtora da Castanha do Pará é a Bolívia.
Outra curiosidade é que o estado brasileiro que mais produz a semente é o Acre e não o Pará, como sugere o nome da planta. Mesmo assim, por conta da fama que a semente possui no Brasil, o nome permanece.

O principal benefício da Castanha do Pará para a saúde

Castanha do Pará: benefícios para a saúde Castanha do Pará

Castanha do Pará pode ajudar e muito a saúde das pessoas. Seu consumo, se diário, pode trazer inúmeros benefícios para o organismo humano, porém não é aconselhado o consumo exagerado da planta, pois isso pode acarretar em problemas como a ineficiência dos seus nutrientes.

Entre os principais benefícios da Castanha do Pará para a saúde estão a regulagem da produção de hormônios da tireoide, o que ajuda, consequentemente, em várias áreas do organismo humano. O controle do peso corporal fica mais fácil, já que problemas com a tireoide podem fazer com que a pessoa ganhe ou perca peso muito facilmente. Esse benefício só é possível graças à presença do selênio, um elemento essencial para a tireoide.

Benefícios para a saúde

Outros benefícios da Castanha do Pará para a saúde

O selênio também contribui para outros benefícios à saúde que a Castanha do Pará traz. Ele reage com certas proteínas que formam enzimas que combatem os radicais livres, protegendo as células do corpo e também do cérebro.

O colesterol ruim é combatido mais facilmente quando a pessoa consome Castanha do Pará. Isso porque a castanha contém quantidades ideais de gorduras mono e poli-insaturadas, que ajudam a combater o LDL (colesterol ruim).
Outros benefícios são o fortalecimento dos ossos graças ao cálcio e ao zinco presentes na Castanha do Pará e, também, o aumento da imunidade graças à presença de vitamina E em grandes quantidades.

Castanha do Pará

Os malefícios da Castanha do Pará

Como tudo na vida que é consumido em excesso, a Castanha do Pará se ingerida exageradamente pode ser maléfica para o organismo. O selênio é essencial para o organismo, mas se consumido em quantidade acima do recomendado pode ser tóxico e, inclusive levar a morte.

Castanha do Pará: benefícios para a saúde - saiba mais

A polêmica das duas castanhas por dia

Especialistas recomendam o consumo de, no máximo, duas Castanhas do Pará por dia. Muitas pessoas dizem que isso é lenda e que é possível comer mais sem ter problemas futuros. Porém, o motivo pelo qual nutricionistas afirmam ser perigoso o consumo de mais de duas castanhas é justamente a presença do selênio e até do zinco. Ambos podem ser tóxicos à saúde.
De qualquer forma, para evitar problemas, consuma o necessário e o recomendado e sua saúde continuar sempre boa. Além disso, você evita qualquer problema. É melhor prevenir do que remediar.

Pesquisar
Artigos Relacionados