Cartão do SUS

Cartão do SUS

O Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido popularmente por Cartão SUS, é um documento implantado por Norma Operacional Básica e possui o mesmo objetivo das linhas gerais do Sistema de Saúde, que é uniformizar e universalizar a saúde pública no país, facilitando o acesso por todos os cidadãos e possibilitando assim um armazenamento das informações necessárias de cada usuário.

Com o Cartão, uma pessoa que fez consulta no postinho perto de casa, caso haja complicação do caso e seja necessária uma transferência, por exemplo, ou cirurgia em outra cidade, é possível acessar os dados sobre o paciente. A numeração é única para cada pessoa, resultando nessa individualização dos dados.

Dificuldades

O Sistema de Saúde Nacional possui bastante problemas, dentre eles estruturais como o número de funcionários, resultando em filas gigantescas, atendimento muito rápido e superficial para tentar dar conta da demanda, equipamentos em muitos casos defasados, entre outros. Entretanto, o principal motivo para a não implementação nacional do cartão do SUS de forma efetiva é o fato de até hoje os prontuários e fichas cadastrais dos postinhos e hospitais públicos não terem uma versão eletrônica, em um sistema que pode ser acessado de qualquer computador com conexão de internet – em muitos postos, a internet ainda é discada ou inexistente.

Cadastro

O Cartão do SUS por enquanto ainda está em fase de implementação, possuindo apenas alguns municípios teste com o cadastro nacional, mas nas outras cidades também pode ser feito o cartão a partir da iniciativa de expansão nacional. Nos municípios do projeto piloto, o cadastro deve ser feito para usuários e para profissionais, sendo no primeiro caso a entrega do cartão através das seguintes opções (correios, agentes comunitárias de saúde, na unidade de saúde e entregue nos domicílios). Para os profissionais, a entrega é feito nas unidades de saúde em que eles trabalham. Esse projeto piloto começou no ano de 2000, tendo agora passado para a segunda fase (de expansão nacional).

A partir de 2001, todo o usuário do SUS deveria criar o cartão a partir do formulário preenchido na sua própria casa, junto das Agentes Comunitárias de Saúde acompanhando o processo. O cartão então era enviado até o posto de saúde e então entregue para a pessoa quando ela fosse até o postinho. Com esse sistema, portanto, o objetivo é ter informações sobre os atendimentos nos postinhos dos bairros, bem como de eventuais emergências que o paciente possa necessitar, além de dados cadastrais sobre profissionais envolvidos no histórico e possíveis influências no tratamento (tipo sanguíneo, doenças crônicas, condições baseadas na hereditariedade, etc.).

Outras informações

O CADSUS (sistema que operacionaliza os dados e une todas as informações dos Cartões SUS) funciona num sistema aberto de XML (formato de tabela do programa do Microsoft Office Excel), facilitando portando o uso por qualquer funcionário do Sistema de Saúde. Além disso, ele une também duas linguagens diferentes (a C++ e a Java), resultando num acesso de qualquer pessoa, não importando se o cadastro foi feito pelo CADSUS ou pelo Cartão SUS.

Fotos

Confira Fotos do Cartão do SUS:

Cartão do SUSCartão do SUS
Novo cartão do SUSNovo cartão do SUS
Sistema Único de SaúdeSistema Único de Saúde

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados