Campanha de vacinação contra a Hepatite A

links patrocinados

Campanha de vacinação contra a Hepatite A

Confira mais informações sobre a campanha de vacinação contra a Hepatite A e quem precisa se proteger.

Como a hepatite A é contraída

A hepatite A é uma das categorias dessa doença que afeta de forma violenta o fígado de um ser humano uma única vez, já que depois o organismo desenvolve naturalmente uma imunidade. Entretanto, uma campanha de vacinação contra a Hepatite A existe no Brasil para que as pessoas evitem contrair essa doença, principalmente quando estão mais vulneráveis após o nascimento.

Campanha de vacinação contra a Hepatite A Confira a Campanha de vacinação contra a Hepatite A

Essa doença infecciosa é causada por causa de um vírus, que pode ser contraído de forma oral ou fecal entre um indivíduo a outro. Ao contato com esse microrganismo, ele tem um grande poder de resistência nas mãos, na qual pode acabar ocorrendo o contágio ao levar os dedos a boca. Assim, veja mais informações sobre a campanha de vacinação contra a Hepatite A.

Confira a Campanha de vacinação contra a Hepatite A

Campanha de vacinação contra a Hepatite A: doses tomadas da vacina

Como esse tipo de infecção pode tanto apresentar sintomas ou não no organismo humano, é muito difícil fazer sua identificação no início, em alguns casos. Como as crianças são as mais propensas a contraírem o vírus, a campanha de vacinação contra a Hepatite A tem o foco nesse público alvo: crianças que possuem entre 12 meses e 2 anos de vida.

Ela consiste em uma vacina e seu reforço, que deve ser feito em intervalo de 6 meses para que a proteção seja eficiente contra essa enfermidade. Entretanto, a campanha de vacinação contra a Hepatite A oferecida atualmente pelo SUS – Sistema Único de Saúde só possui previsão de uma dose, mas estudos devem ser feitos sobre a possibilidade de uma segunda dose.

Hepatite A

Sobre a campanha organizada no Brasil

Até a algum tempo atrás, a campanha de vacinação contra a Hepatite A não fazia parte do calendário do Ministério da Saúde do Brasil, sendo que os pais precisavam procurar por clínicas ou hospitais particulares para que a mesma fosse aplicada nas crianças. Mas com a demanda, a mesma passou a ser gratuita e oferecida na rede pública de saúde.

Praticamente todos os estados do Brasil vão passar pela campanha de vacinação contra a Hepatite A uma vez por ano para que pelo menos 95% do público alvo seja imunizado, de acordo com o objetivo do governo federal, o que equivale a mais ou menos 3 milhões de crianças em todo o país.

Campanha de vacinação contra a Hepatite A - saiba mais

Campanha de vacinação contra a Hepatite A: datas

Se você é pai, mãe ou responsável por uma criança que tenha entre 12 meses e 2 anos, procure no calendário oficial de vacinação do Brasil as datas de quando a campanha de vacinação contra a Hepatite A chega em seu estado. Veja mais informações também no posto de saúde mais perto de sua casa.

Essa atitude previne que o seu filho entre nas estatísticas de milhares de crianças que contraem as doenças todos os anos. Apesar de ser benigna, problemas podem ser ocasionados com a doença nos pequenos.

Pesquisar
Artigos Relacionados