Campanha de vacinação 2012

links patrocinados

Campanha de vacinação 2012

Campanha de vacinação 2012

Sobre a vacinação 2012

Em um país como o Brasil, que ainda sofre com doenças já extintas nos países desenvolvidos, é extremamente importante que o governo invista em campanhas de vacinação. São oferecias diariamente nos posto de saúde de todo o território nacional vacinas de diversos tipos, desde vacinas contra sarampo e caxumba até para gripes e resfriados.

Porém, para combater determinadas doenças, o governo federal, através do Ministério da Saúde, cria campanhas nacionais de vacinação que visam imunizar uma grande quantidade de pessoas em um curto período de tempo.

Ainda não foram divulgadas informações sobre campanha de vacinação 2012, entretanto, é bem possível que ela siga os parâmetros da campanha de 2011.

Vacina da gripe

De 25 de abril até 13 de maio de 2011, aconteceu a Campanha Nacional de Vacinação conta a Influenza. A intenção era imunizar pelo menos 80% da população que mais sofre com a gripe: idosos (população com mais de 65 anos), populações indígenas, gestantes e crianças entre 6 meses e dois anos de idade.

Foram distribuídas em todos os postos de saúde do Brasil aproximadamente 32 milhões de doses da vacina. Estão excluídas da campanha pessoas com intolerância à proteína do ovo. Para os adultos, é necessária apenas um visita ao posto, já os pequenos devem tomar a vacina em duas doses, na verdade, um dose dividida em duas partes.

Contra pólio

Até completarem cinco anos, todas as crianças brasileiras participam da campanha de vacinação contra a poliomielite. Essa doença, que pode causar paralisia e deformações no corpo, não é registrada no Brasil há mais de 20 anos, porém a vacinação não pode parar porque o vírus ainda circula em países do globo.

Gotinha

Essa vacina não é injetada, é necessário apenas que a criança engula duas gotinhas. A campanha contra pólio acontece em duas etapas, a primeira de 2011 foi no dia 18 de junho e a meta era imunizar mais de 1 milhão de crianças na faixa etária determinada.

As campanhas acontecem geralmente aos sábados, quando os pais tem mais disponibilidade para levar seus filhos aos postos de saúde. A segunda etapa da gotinha contra a pólio deve ser dia 13 de agosto e estarão abertos cerca de 115 mil posto para vacinação.

 

Campanha de Vacinação 2011

Campanha de Vacinação 2011

Sobre a Vacinação 2011

Para garantir o bem estar e a saúde, é essencial acompanhar o calendário de vacinação. As vacinas garantes a imunidade para diversas doenças, incluindo gripe e poliomielite. Muitas das vacinas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), não sendo necessário pagar para receber a proteção.

As campanhas de vacinação são um dos programas mais importantes da saúde pública. Através da vacinas, garante-se o não desenvolvimento de alguns vírus na sociedade.

Os benefícios da vacina são: proteção contra dor, sofrimento e incapacitação permanente; economia para os indivíduos e governos, reduzindo os custos com medicamentos, cuidados hospitalares e perda de tempo de trabalha; redução da velocidade de disseminação de doenças; erradicação de vírus e doenças e combatem o uso de antibióticos que só aumentam a resistências de vírus e bactérias.

Calendários e Campanhas de Vacina 2011

Quem deseja fazer a imunização com as vacinas deve atendo ao calendário de vacinas que o Ministério da Saúde elabora todos os anos. Através dos calendários, existe uma maior organização dos postos, garantindo vacinas para toda a população. São diversos calendários estabelecidos, como a vacinação da Influenza H1N1 e calendários de vacinação de prematuros, criança, adolescente, mulher, adulto e idoso.

Aonde vacinar

O Ministério da Saúde pede a vacinação obrigatória para algumas doenças. Para vacinar, basta ir até o Posto de Saúde com a carteirinha de vacinação em mãos. Embora sejam realizados calendários e campanhas nacionais, todas as vacinas estão disponíveis durante o ano inteiro.

Tipos de Vacinas disponíveis

Os postos de saúde contam com uma ampla variedade de vacinas para a imunização da sociedade. Elas abrangem diversas doenças, como tuberculose, paralisia infantil, meningite menincocócia, sarampo, diarréias graves, pneumonia, caxumba, hepatite A e B, difteria, tétano, rubéola, raiva, gripe, febre amarela e contra o HPV.

O site do Calendário de Vacinação contém todas as datas sobre as campanhas e as informações sobre os nomes das vacina. É possível fazer a impressão da carteirinha de vacinação em branco. Também pode-se retirar a carteirinha em todos os postos de saúde.

Pesquisar