Cálculo IMC

links patrocinados

Cálculo IMC

Cálculo IMC

Realizar o Cálculo de IMC é útil para a saúde

O cálculo IMC é uma conta realizada de forma simples, mas que possui séria importância para o ser humano. O Índice de Massa Corporal (IMC) se trata da tabela que mede o nível de obesidade a partir de uma taxa que a define entre Muito Abaixo do Peso e Obesidade Mórbida.

A realização do Cálculo IMC pode ser feita na internet, se trata da relação entre o peso e a altura do indivíduo, que resulta em um número que deve se encaixar em algum ponto da tabela de saúde. A partir do Cálculo de IMC é possível obter conhecimento do que é necessário para que o organismo possa chegar ao peso ideal para a saúde.

A tabela de Cálculo de IMC aponta possíveis problemas nutricionais

Quem realiza o cálculo obtém um número que se encaixa da seguinte forma na tabela do Cálculo de IMC: Entre 17 e 18,49: abaixo do peso; abaixo de 17: Muito abaixo do peso; Entre 25 e 29,99: acima do peso; Entre 18,5 e 24,99: peso normal; Entre 30 e 34,99: obesidade I; Acima de 40: obesidade III (mórbida); Entre 35 e 39,99: obesidade II (severa).

Como calcular IMC

Limitações do resultado do Cálculo de IMC

O Cálculo IMC, embora seja útil para determinar se a pessoa se encontra em seu peso ideal, possui algumas limitações que estão sendo estudadas pela Organização Mundial da Saúde, mas ainda não possuem soluções.

Por exemplo, o Cálculo de IMC não pode diferenciar o “gordo” e o “magro” de uma massa corporal, além disso, praticantes de esportes físicos profissionais podem obter um resultado de índice abaixo do peso ou acima do peso por conta do trabalho físico e músculos que exercita. Embora os números não se encaixem ao peso ideal apontado pela tabela, essas pessoas podem estar, sim, com a saúde adequada.

Tabela do calculo do IMC

Embora ainda esteja sendo estudado, é levantada a discussão sobre a necessidade de uma diferenciação da tabela por etnias, pois, ao que dados de Cálculo de IMC apontam, essa informação faz diferença. Por exemplo: asiáticos possuem maior tendência a serem classificados como obesos dentro da tabela tradicional, mas isso nem sempre corresponde à realidade.

Também para os idosos acima de 60 anos precisam de uma tabela diferenciada para o Cálculo de IMC. O mesmo acontece com crianças de 6 a 15 anos, no entanto, esta tabela infantil já foi criada de maneira simplificada para que seja realizado o Cálculo de IMC que analisa a obesidade infantil.

A tabela define apenas qual é o peso ideal para cada ano, individualmente, não sendo específica quanto a níveis de obesidade ou falta de peso, como na tabela convencional. Ela também é diferenciada para meninos e meninas, que possuem diferentes especificidades nos fatores de saúde.

IMC Massa corporal

IAC serve para o cálculo de gordura corporal

O Índice de Adiposidade Corporal (IAC) é uma maneira alternativa de cálculo de gordura do corpo, e possui uma equação mais complexa: (Circunferência do quadril / Altura x v Altura) – 18 = Porcentagem de gordura no organismo. As unidades de medida para a altura é em metros e para o quadril em centímetros.

Este cálculo pode apontar melhor índices de diferenciação de saúde para homens e mulheres. Para homens, o nível saudável é de 8 a 20%, enquanto para as mulheres, 21 a 32%. Mas o importante é saber que tanto o Cálculo de IMC quanto de IAC são superficiais, e quaisquer variações nos resultados devem ser levadas a um médico profissional que fará uma avaliação mais específica do paciente.

IMC calculos IMC tabela

Pesquisar
Artigos Relacionados